Educação E Diversidade
Resenha: Educação E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariacga • 14/9/2014 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Para efetivação deste trabalho que ora se apresenta faz-se necessário analisar à alfabetização numa perspectiva construtivista e progressista diferente daquela tradicionalmente conhecida através dos métodos analítico e sintético que perduraram por muito tempo no processo de aquisição da leitura e escrita.
Portanto, este trabalho opta por analisar outros métodos destinados alfabetizar crianças, levando em consideração critérios das propostas pedagógicas subjacentes a tais propostas tradicionais.
Apresenta como objetivo propor uma metodologia de alfabetização e letramento com base no pensamento construtivista e progressista, fazendo uma reflexão da alfabetização através dos pensamentos de autores como: Piaget, Vygotsky e Ferreiro, e analisando os fatores que interferem no processo de alfabetização.
Os métodos tradicionais de alfabetização não ofereciam mais que reprodução, incitações, práticas rituais ou conjunto de proibições, cujo objetivo era a instrução sistemática da aprendizagem com exercícios motores de habilidades especificadas por alguém.
Essa visão simplista do processo de alfabetização gerou a perda de sua especificação, portanto, tornou-se um do mais relevante problema de fracasso na aprendizagem brasileira, evidenciadas principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental por meio da reprovação, repetência e evasão, causando uma massa desfavorecida, marginalizada e excluída socialmente por não possuírem as habilidades básicas da leitura e escrita.
...