Educação E O Processo De Educar
Trabalho Escolar: Educação E O Processo De Educar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jardete • 5/6/2013 • 320 Palavras (2 Páginas) • 554 Visualizações
O presente trabalho busca mostrar a importância do processo de educar. Segundo o “Dicionário da Língua Portuguesa”, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, educação é “o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social” e “Conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade.”
O processo de educação, em um primeiro momento, começa com a família, onde há o preparo do indivíduo para o aprendizado de valores, formas e maneiras de julgamento do certo e do errado, ou seja, é o início da formação do ser humano, que aos poucos vai sendo preparado para a vida individual e em sociedade.
Numa segunda etapa, a escola atua na instrução da criança, fornecendo-lhe
conhecimentos referentes a áreas do saber específicas. Na continuidade ao processo iniciado pela família, ela deveria educar para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania, Com o auxílio da antropologia que nos oferece muitos elementos para pensar a profissão de professor e que a etnografia nos ajuda a ter um olhar atento para os fatos que ocorrem no dia-a-dia e nos colocam em uma postura de compreensão do outro, buscando entende-lo sem um olhar carregado de preceitos.
Foucault nos instiga a repensar a educação, ou seja, a tornar o pensamento, mais uma vez possível em educação. A partir de sua perspectiva, podemos traçar um novo modo de investigação e desenvolver novas práticas educativas. E para que isso ocorra é necessário que antes façamos distinção entre as possibilidades que Foucault nos propõe e as usuais formas de se pensar a educação. A educação é um processo contínuo que dura toda a vida.
De tal modo pode se concluir que um profissional comprometido deve estar atento ás intepretações possiveis, utilizando o manancial antropológico para perceber o homem como ser intagral, complexo, constituido por múltiplas dimensões.
...