Educação E Sexualidade
Artigo: Educação E Sexualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maraguilhen • 11/9/2013 • 224 Palavras (1 Páginas) • 193 Visualizações
Faculdade
Norte Paranaense
DIEGO RODRIGO DA ROCHA FERNANDES GUILHEN
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO FORMAL
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Trabalho apresentado à Disciplina de Estágio Supervisionado Não Formal do 8º Período do Curso de Pedagogia da Faculdade Norte Paranaense.
Orientador: Prof. Luzinete Santos.
LONDRINA
2010
EDUCAÇÃO SEXUAL
1 - INTRODUÇÃO
Em uma primeira análise, verifica-se que a sexualidade humana figura como um dos temas mais inquietantes e, quase sempre, mais evitados no âmbito da comunidade escolar. Entretanto, a escola é a cada momento convocada a enfrentar as transformações sociais e o impacto dessas mudanças sobre os padrões de comportamento humano, no que tange à sexualidade.
Podemos dizer que educação sexual é “um caminho para preparar o educando para viver a sexualidade de forma positiva, saudável e feliz e, sobretudo, para formá-lo como cidadão consciente, crítico e engajado nas transformações de todas as questões sociais, ligadas direta ou indiretamente à sexualidade” (GOLDBERG, 1988, p.155). Outros autores, como Cunha (1988), Ribeiro (1990), Louro (1999), Melo (2001) e Figueiró (2001), dizem o mesmo e integram um grupo de pesquisadores interessados em fornecer orientações para uma abordagem política e crítica do tema, propondo uma melhor definição dos assuntos relacionados à Educação Sexual.
Outra referência indispensável é Maria José Werebe (1977), uma das principais autoras da área de Educação Sexual no Brasil, cujos textos muito ajudam a pensar sobre a sexualidade na escola. Palavras dela: “Educação Sexual, tomada num sentido
...