Educação Ludica
Casos: Educação Ludica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pascoa1 • 31/5/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO
Curso Pedagogia Período Letivo 2011/2
Semestre 4º Sem Disciplina Educação Lúdica
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Educação Lúdica
Questões Dissertativas
1) TEMA 1
Questão 6: Segundo Kishimoto (2010), identifique e descreva os quatro tipos de brincadeiras na ação lúdica das crianças.
-As Educativas: Caracterizada pela ação lúdica com fins pedagógicos.
-As Tradicionais: Brrinquedoteca, brinquedos, brincadeiras, oficinas.
-As de Faz de Conta: Histórias em quadrinhos, contos, narrativas.
-As de Construção: Situações problemas, jogos lógicos.
Kishimoto diferencia jogo, brinquedo e brincadeira. Para ela,” o jogo é uma brincadeira com regras e a brincadeira um jogo sem regras”.O brinquedo enquanto objeto é sempre suporte da brincadeira.
Os jogos tradicionais, segundo Kishimoto, são originários das raízes folclóricas e/ou chegaram ao Brasil pelas mãos dos colonizadores portugueses, outros foram incorporados da cultura indígenas e afros brasileira.
Kishimoto afirma ainda que a brinquedoteca incentiva a autonomia e desenvolve AA capacidade crítica da criança,promove o trabalho em equipe,a socialização,o desenvolvimento infantil a comunicação,a criatividade,a imaginação e o desenvolvimento de atividades lúdicas.
2) TEMA 2
QUESTÃO 6: Discorra um resumo baseado na autora Rau(2011). Qual o significado que a atividade lúdica tem na vida da criança, tomando como base os seguintes aspectos-chave:
• Preparação para a vida.
• Liberdade de ação.
• Prazer obtido.
• Possibilidade de repetição das experiências.
• Realização simbólica dos desejos. Explique.
Os jogos e as brincadeiras são práticas essenciais para o desenvolvimento e apren- dizado do ser humano.
O lúdico é uma ferramenta de aprendizagem em potencial que possibilita a criança expressar sentimentos, desenvolver autonomia lógica, limitar atenção, concentração, raciocínio lógico, desenvolver regras de planejamentos, controlar a ansiedade, estabelecer metas, construir estratégias, desenvolver relações pessoais e sociais, que o acompanhará durante toda sua vida.
Os jogos bem como as brincadeiras, possibilitam a criança ter uma liberdade de expressão de sentimentos, sentirem-se alegres e prazerosas, capazes de demonstrar frustrações. Nesse momento de brincadeiras que a criança melhor se expressa, pois, passam por estímulos, desafio, simbolismo de fatos, ou seja, são capazes de construírem o saber de forma lúdica, prazerosa
...