Educação Lúdica
Trabalho Escolar: Educação Lúdica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joanacanazza • 6/11/2013 • 2.655 Palavras (11 Páginas) • 251 Visualizações
Sumário
• A formulação de objetos educacionais.....................................................................3
A importância do estabelecimento de objetos para as ações pedagógicas
• Os objetivos educacionais e seus níveis...................................................................4
• Procedimentos de Ensino.........................................................................................6
• Avaliação da aprendizagem:...................................................................................8
Avaliação Diagnóstica......................................................................................................8
Avaliação Formativa........................................................................................................8
Avaliação Somativa.........................................................................................................9
A Avaliação como instrumento de emancipação humana...............................................9
• Plano de aula............................................................................................................11
• Bibliografia...............................................................................................................16
A formulação de objetos educacionais:
A importância do estabelecimento de objetos para as ações pedagógicas.
A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. O ser humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando consecução de objetos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista.
A educação sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. No processo pedagógico, a atuação de educadores e educando está voltada para a consecução de objetos.
Por isso “o professor consciencioso”, quando entra numa sala de aula, geralmente sabe o que pretende conseguir, isto é, ao iniciar seu trabalho, ele já tem em mente, ainda que de maneira implícita, os objetivos a serem atingidos. Ele sabe que se desenvolver um trabalho sem ter um alvo definido corre o risco de fracassar. A elaboração do plano de ensino e a definição desse objetivo consistem na definição de todos os comportamentos que podem modificar-se como resultado da aprendizagem.
Portanto a formulação explicita de objetivos da segurança ao educador, ajudando-o na seleção dos meios mais adequados para realizar seu trabalho.
Os objetivos educacionais e seus níveis:
Objetivos é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade.
O educador espera atingir certos resultados em decorrência da atuação pedagógica. Fazendo o uso de meios (métodos e material de ensino) mais adequados.
Os objetivos educacionais são resultados que o educador espera alcançar com atividades pedagógicas.
“Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura”. Representa os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros.
1. Os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis:
a) Os objetivos gerais- que são previsto para um determinado grau ou ciclo, uma escola ou uma área de estudo, e que são alcançadas em longo prazo.
b) Os objetivos específicos- São aqueles definidos especialmente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula.
A função dos objetivos específicos.
Deve haver uma harmonia e adequação entre a definição de objetivos, a seleção de conteúdos, a escolha de procedimentos de ensino e a determinação das formas de avaliação. Os objetivos específicos que fornecem uma orientação concreta para a seleção das atividades de ensino-aprendizagem.
A função dos objetivos específicos e elaboração, ajuda o professor a definir conteúdos a serem dominados.
• Estabelecer os procedimentos de ensino e selecionar os conhecimentos e conceitos a serem adquiridos;
• Determinar o que se avaliar, isto é, especificar;
• Fixar padrões e critérios para avaliar o próprio trabalho docente;
• Comunicar de modo claro e preciso os seus propósitos de ensino aos próprios alunos, aos pais e a outros educadores.
A definição dos objetivos em um nível comportamental constitui um recurso útil para a comunicação da intenção educacional do professor.
2. Sugestões para definir objetivos específicos:
A linguagem deve ser clara e precisa, objetivos bem definidos torna mais fácil a tarefa do professor.
Palavras como ensinar, transmitir, instruir, introduzir referem-se ao comportamento do professor e não o do aluno. Primeiro objetivo de cada dupla é alusivo à ação do professor e o segundo objetivo de cada grupo enfatiza o comportamento do aluno.
Formular cada objetivo de modo que ele descreva apenas um comportamento por vez.
È aconselhável que cada objetivo específico seja elaborado de modo a incluir apenas um resultado de aprendizagem por vez e não combinação de vários resultados ao mesmo tempo.
Formular objetivos instrucionais relevantes e úteis, isto é, que envolvem não apenas conhecimento (memorização de informação), mas também, e principalmente, habilidades cognitivas e operações mentais superiores.
Os objetivos instrucionais não devem dar ênfase apenas aos conhecimentos de fatos específicos; mas devem focar os processos mentais superiores.
Procedimentos
...