Educação Lúdica
Pesquisas Acadêmicas: Educação Lúdica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nmarchesim • 30/3/2014 • 2.212 Palavras (9 Páginas) • 967 Visualizações
EDUCAÇÃO LÚDICA
INTRODUÇÃO
O trabalho do lúdico na Educação Infantil, favorece muito o desenvolvimento da aprendizagem.
A atividade lúdica é importante porque desenvolve na criança a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem. Valorizando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.
Todas as atividades em que as crianças necessitam de atenção e concentração ao participarem dos jogos e brincadeiras auxiliam no aprendiz cognitivo, conseguinte o Lúdico também pode servir de estimulo para o desenvolvimento da criança. Baseando-se na importância do lúdico com crianças, este trabalho servirá para esclarecer duvidas de como é empregado no cotidiano na educação infantil, visando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento de alguma atividade.
O professor deve definir a preparação para o trabalho real que dará a possibilidade da criança ser e crescer na sociedade. O objetivo geral da pesquisa será o de verificar como os professores dão importância ao lúdico na Educação Infantil com as crianças e os objetivos específicos será o de verificar se realmente os professores estão trabalhando o lúdico no cotidiano escolar; observar quais atividades Lúdicas são empregadas para promover a aprendizagem das crianças na educação infantil e analisar se a educação infantil está preparada para desenvolver o lúdico com crianças.
É por isso que a proposta de incluir as atividades lúdicas na educação infantil vem sendo discutida por muitos pensadores e educadores, que a formação do educador seja de total responsabilidade pela permanência do aluno na escola, para adquirir valores, melhorar os relacionamentos entre os colegas na sociedade que é um direito de todos.
Brincadeira cobra Cega
Faixa etária: Acima de 3 anos.
Cabra cega: Essa brincadeira pode ser realizada em ambientes fechados ou abertos. Um participante é escolhido para ser vendado, então é girado para que fique tonto, perdendo assim, sua noção de espaço. Enquanto isso os outros participantes se afastam fugindo daquele que está vendado. Quando o participante vendado consegue pegar alguém, este toma o seu lugar na próxima rodada.
Justificativa: Essa brincadeira foi escolhidas por promover diferentes formas de utilizar os sentidos, possibilitando uma redefinição da percepção do mundo pela criança. Tradicionalmente a pedagogia costuma negligenciar as manifestações do corpo nos espaços escolares, porém acreditamos que a criança apreende o mundo a sua volta como um todo, sem separar a mente e o corpo.
Brincadeira – Corre Cutia
Objetivos: desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular.
Materiais: um lenço.
Faixa etária: a partir de 3 anos.
Descrição da atividade: também conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo correndo em volta de uma roda. Participantes: no mínimo dez crianças. Como brincar: escolha quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda.
. Objetivos: Desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade.
Materiais: Cadeira
Brincadeira – Balança Caixão
Faixa etária: 4 anos
Descrição da atividade: Uma criança é escolhida para ser o rei e se senta em uma cadeira. Outro participante é eleito o servo. Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto no seu colo. Os demais formam uma fila atrás do servo, cada um apoiando o rosto nas costas do companheiro da frente.
Todos recitam: “Balança caixão, balança você, dá um tapa nas costas e vai se esconder!” O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma as crianças vão repetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair à procura dos colegas.
Quando alguma criança for pega, o servo pergunta ao rei:“Como deverei levá-lo”? E o rei responde, por exemplo:“Andando com uma perna só”! De costas! Com olhos fechados!
Ganha quem for pego por último, com esta criança se tornando rei e escolhendo em servo.
Brincadeira – Boca de forno ou O chefe Mandou
. Objetivos: desenvolver a socialização, atenção, percepção. Materiais: nenhum
Faixa etária: a partir de 5 anos
Descrição da atividade: Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor", esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira, os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.
Senhor:
- Boca de Forno
Crianças:
- Forno!
Senhor:
- Faz o que eu mandar?
Crianças:
- Faço
Senhor:
- Se não fizer?
Crianças:
- Toma bolo.Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.
Relações
...