Educação Para Um Trânsito
Trabalho Escolar: Educação Para Um Trânsito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronibel • 21/9/2013 • 6.737 Palavras (27 Páginas) • 503 Visualizações
Educação para o Trânsito - Direção Defensiva
"Direção Defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.
Por que praticar a direção defensiva ?
Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:
• Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;
• 30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;
• A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.
Dentre os principais Problemas com o Condutor temos:
• Dirigir sob o efeito de álcool ou substância entorpecente;
• Imprudência - trafegar em velocidade inadequada;
• Imperícia - inexperiência ou falta de conhecimento do local;
• Negligência - falta de atenção, falha de observação.
O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O motorista defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.
O Condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica.
Dentro das diferentes técnicas de como conduzir defensivamente existem várias precauções que deve-se tomar ao iniciar uma jornada, mesmo sem ter conhecimentos especializados de mecânica, para evitar envolver-se em situações de risco, realizando um trajeto sem cometer infrações de trânsito, sem abusos com o veículo, sem atrasos de horário, sem faltar com a cortesia devida, ou seja, sem envolver-se em acidentes.
Não esqueça:
"Acidente evitável" é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
A "Direção Defensiva" é indispensável no aperfeiçoamento de condutores. Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.
Educação para o Trânsito - Direção Defensiva - Condições Adversas
Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.
Existem várias "condições adversas" e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.
Listaremos as seis condições adversas mais importantes para que você as conheça bem, e tome os cuidados necessários a fim de evitá-las, ou de evitar os danos que elas podem causar a você.
São elas: Luz - - Tempo - - Vias - -Trânsito - - Veículo - - Condutor
Educação para o Trânsito - Direção Defensiva - Condições Adversas - Luz
Refere-se às condições de iluminação em determinado local; tanto pode ser natural (sol) como artificial (elétrica).
O excesso de claridade pode provocar ofuscamentos e a sua falta pode ocasionar uma visão inadequada ao ato de conduzir, podendo provocar, nos dois casos, condições favoráveis a um acidente.
Exemplo: Ao transitar por uma estrada, o farol alto do veículo em sentido contrário pode causar-nos cegueira momentânea, dificultando o controle do veículo.
Deve-se avisar o condutor piscando os faróis e desviando nosso foco de visão para o acostamento do lado direito.
O excesso de luz solar, incidindo em nossos olhos, causa ofuscamento e isso acontece com mais facilidade pela manhã e à tardinha, podendo ocorrer também pelo reflexo da luz solar em objetos polidos, como latas, vidros, pára-brisas, etc.
Para evitar o ofuscamento devemos proteger-nos usando a pala de proteção (equipamento obrigatório) ou óculos de sol.
Conduza com mais atenção, mantenha os faróis baixos acesos, use pala de proteção solar ou óculos escuros.
A falta de iluminação nas estradas, assim como os faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam, causam situações de pouca visibilidade (penumbra) que impedem o condutor de perceber situações de risco a tempo de evitar danos maiores ao veículo e aos usuários da via, tais como: buracos na pista, desvio, acostamento em desnível, ponte interditada, etc...
Dirija mais devagar, com atenção redobrada, regule corretamente os faróis e nunca dirija com eles apagados ou com defeito.
Educação para o Trânsito - Direção Defensiva - Condições Adversas - Tempo
Algumas condições atmosféricas dificultam muito nossa visão na estrada, prejudicando o correto uso do veículo no trânsito.
A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de ver e avaliar as condições reais da estrada e do veículo.
Além da dificuldade de vermos e sermos vistos, as condições adversas de tempo causam problemas nas estradas como barro, areia, desmoronamento, tornando-as mais lisas e perigosas, causando derrapagens e acidentes.
Reduza a marcha, acenda as luzes, e se o tempo estiver muito ruim, saia da estrada e espere
...