TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional

Dissertações: Educação Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este trabalho trata do tema de Educação não formal e Educação trabalhista. Traz diferenciações diversas e suas relações com Educação formal e informal. No âmbito do associativismo cria uma maior imagem sobre o assunto em questão procura mostrar as grandes possibilidades de se modificar o ser humano em relação à sociedade local e mostra as suas contribuições para nosso cotidiano.

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho nos acrescentou um novo conhecimento no campo da pedagogia onde, principalmente, mostra as grandes diferenciações entre Educação não-formal, Educação formal e informal.

Transforma idéias gerais sobre a utilização de metodologias mais avançadas e dinâmicas para a apresentação e estudo de um determinado tema. Tendo como princípio de que a Educação formal é importante às pessoas, pois lhes aplica estudos necessários para a sua aprendizagem e crescimento, torna-se necessário a abertura e o estudo no campo da Educação não-formal e profissionalizante para o crescimento dos seres humanos na sociedade em que vivem.

Esta educação vem atingindo crianças de diversas faixas etárias, jovens e adultos, atendendo as suas necessidades de desenvolvimento, criando um caminho aberto para soluções de problemas em determinado local.

Torna-se necessário a aplicação da Educação não-formal para que haja um crescimento na pedagogia atual em diversos aspectos, trazendo assim, uma rica e vasta informação e prática às pessoas envolvidas nesse aprendizado.

Muitos estudiosos e pensadores da pedagogia atual trazem grandes colaborações aos estudos da Educação não-formal.

Neste trabalho procuramos passar aos leitores um aprendizado fácil e explicativo deste assunto em questão.

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?

Para responder a esta pergunta temos de fazer uma comparação sobre o que é Educação formal e informal.

Educação formal é aquela aplicada por professores formados, desenvolvida nas escolas sob as |Leis de Diretrizes e Bases (LDB). Relaciona-se com o ensino e aprendizagem dos alunos em salas de aula convencional.

Educação informal é aquela recebida em casa pelos pais, pelos vizinhos, colegas e amigos da região, nos locais onde as pessoas crescem e se desenvolvem. Criam-se costumes, jeitos e maneiras de pensar, de agir, enfim, envolve a formação sócia econômica da pessoa.

Educação não-formal é aquela desenvolvida fora do âmbito escolar. Tem como finalidade desenvolver o cidadão para o lado sócio político e de maneira geral, ensina-lo a respeitar o próximo em suas diferenças, crenças e auxilia a colocá-lo em contato com o devido comportamento que deverá manter em uma determinada sociedade.

Quando se fala em Educação não-formal deve-se ter a atenção para o fato de que esse é um projeto ainda em desenvolvimento onde faltam muitos quesitos para a sua aplicação na sociedade.

O desenvolvimento social se dá em torna da Educação não-formal. Problematiza questões referentes ao grupo social que se junta com a idéia de um mesmo fim. Desenvolve questões problemáticas referente a este grupo em questão.

Como não segue as Leis de Diretrizes e Base recebe o nome de Educação não-formal ensina a vivência de mundo e coloca o cidadão em primeiro ligar, ensinando-o a valorizar-se, trabalhando nos problemas socais e políticos do grupo. Ainda falta muito a ser desenvolvido na Educação não-formal, tais como a formação específica de educadores e definições de seu papel nas atividades a realizar: metodologias no trabalho cotidiano: avaliação e análise do trabalho realizado e etc.

Considera-se a Educação não-formal como um dos núcleos básicos de uma pedagogia social, é aquela que se aprende no mundo da vida, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos.

A Educação não-formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Está focada em quem aprende e não em quem ensina.

SIGNIFICADO DO ASSOCIATIVISMO

A palavra associativismo vem de associações, pois remete aos associados, sejam elas pessoas ou empresas, na busca de um mesmo objetivo comum. Criam-se associações em prol de melhores condições de trabalho, de melhorias no aspecto de vendas e contatos sociais.

Exemplo: em minha cidade existem várias escolas onde se pode tirar a Carteira de Habilitação – o CNH. Essas escolas se uniram em uma associação criada com a finalidade de unificar o trabalho em comum. As pessoas freqüentam aulas teóricas na associação vinda das escolas associadas. Nesta escola tem um professor, um diretor e o quadro de funcionário. Enquanto que se o trabalho fosse individual das escolas, cada uma delas teria que ter em seu espaço, professor e diretor.

Uma associação pode ser formal ou informal, a maioria das vezes procura atingir objetivos maiores e forma mais rápida do que se estivessem trabalhando sozinhos. No âmbito social, fazer parte do associativismo embute a idéia de um modelo de sociedade que luta por igualdade, sustentabilidade, por indivíduos livres, emancipados, verdadeiros donos de seus destinos, gerando assim, solidariedade social e diminui os custos da vida em sociedade.

As associações criam e fornecem desenvolvimento local. Através da cooperação e relações sociais nascem formas cooperativas. Favorece o desenvolvimento dos seres humanos em sociedade modifica os comportamentos e abre caminhos para novos conhecimentos.

Sabe-se que o desenvolvimento local envolve fatores sociais, culturais e políticos, promovendo a transformação consciente de sua própria realidade associada a iniciativas inovadoras e mobilizadoras da coletividade.

Como diz Haveri (apud Buarque, 1999, p.10) “as comunidades procuram utilizar suas características específicas e suas qualidades superiores e se especializar nos campos em que tem uma vantagem comparativa com relação a outras regiões.”

Tendo com intenção a superação de obstáculos, fortalece relações e promove a melhoria individual e coletiva: as pessoas e as empresas que tem objetivo em comum se unem em associações procurando gerar benefícios ou fornecer serviços para os associados. Desenvolvendo um trabalho em equipe, quando uma pessoa tem dificuldade em superar um problema, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com