Educação dos surdos
Seminário: Educação dos surdos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sirlene10 • 15/11/2014 • Seminário • 739 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
A educação de surdos é um assunto inquietante, principalmente pelas dificuldades que impõe e por suas limitações. As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo têm como objetivo proporcionar o desenvolvimento pleno de suas capacidades; contudo, não é isso que se observa na prática. Diferentes práticas pedagógicas envolvendo os sujeitos surdos apresentam uma série de limitações, e esses sujeitos, ao final da escolarização básica, não são capazes de ler e escrever satisfatoriamente ou ter um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos.
Desenvolvimento
É no início do século XVI que se começa a admitir que os surdos podem aprender através de procedimentos pedagógicos sem que haja interferências sobrenaturais.. O propósito da educação dos surdos, então, era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimentos e se comunicar com o mundo ouvinte. Para tal, procurava-se ensiná-los a falar e a compreender a língua falada, mas a fala era considerada uma estratégia, em meio a outras, de se alcançar tais objetivos.
Na década de 1960, começaram a surgir estudos sobre as línguas de sinais utilizadas pelas comunidades surdas. Apesar da proibição dos oralistas no uso de gestos e sinais, raramente se encontrava uma escola ou instituição para surdos que não tivesse desenvolvido, às margens do sistema, um modo próprio de comunicação através dos sinais.
A primeira caracterização de uma língua de sinais usada entre pessoas surdas se encontra nos escritos do abade De L'Epée.
O que a comunicação total favoreceu de maneira efetiva foi o contato com sinais, que era proibido pelo oralismo, e esse contato propiciou que os surdos se dispusessem à aprendizagem das línguas de sinais, externamente ao trabalho escolar. Essas línguas são freqüentemente usadas entre os alunos, enquanto na relação com o professor é usado um misto de língua oral com sinais.
1- Como no artigo, mostrado pelo surdos, mostra que o casal foi assistir o filme no cinema porém não tinha filme dublado, eles entraram na justiça, o obstáculo que a sociedade em geral não se preocupa com o surdo.
O segundo obstáculo, é o da historia em que a mãe recebeu a noticia da escola particular que não poderiam aceitar sua filha com deficiência auditiva porque não tinham intérprete de libras no local.
O terceiro obstáculo é de não ter acolhimento em todos os lugares, pois assim como do artigo do casal surdo que foi ao cinema, e a menina surda, percebe que não tem conhecimento, suficiente, pois ainda acham que os surdos são leigos no assunto.
Em relação as superações também podemos citar os artigos: no artigo do casal surdos, eles foram atrás dos seus direitos.
No artigo do casal que foi ao cinema, eles não se importaram e foram ao cinema mesmo sendo surdo, pois o cinema tem que passar sempre o filme legendado, seja o filme qual for.
E por último o da mãe que não aceito o Não da escola só porque sua filha também era deficiente auditiva também, era correu atrás pra não deixar sua filha sem estudar..
.
. acham que os surdos são leigos no assuntos..Mas muita coisa mudou, os surdos são bem informados,
...