Educação individual
Tese: Educação individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/9/2014 • Tese • 419 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
A educação vista do ponto social é a ação que os adultos fazem sobre os jovens dando orientações sobre conduta. Por meio do conjunto de conhecimentos,normas,valores,crenças e costumes.Seus fins variam com as épocas e as sociedades.
A educação individual refere-se a desenvolvimento das qualidades e potencial de cada um,tentando aprimorar as personalidade,a palavra educação esta ligada a formação.
A pedagogia é o estudo do sistema da educação,é exemplificada também como a ciência e a arte do ensino.
Didática deve adaptar as técnicas de maneira a obter o Maximo de resultado com o mínimo de esforço,a didática não pode tratar do ensino,sem considerar a aprendizagem,é também o estudo da situação instrucional,do processo de ensino e aprendizagem.
Os aspectos filosóficos que dão á educação seu sentido e seus fins,a filosofia exerce influencia direta e esta em estreita conexão com a pedagogia,que é a reflexão sobre o ideal da educação e da formação humana,dessa forma,toda pedagogia supõe uma filosofia.
Evolução histórica da didática da antiguidade até o inicio do século XlX,a aprendizagem escolar era do tipo passivo e receptivo,aprender era memorizar,ensina-se ler e a escrever por meio de repetição de exercícios graduados.
Os conhecimentos a serem adquiridos eram reduzidos, o professor utilizava para ensinar o procedimento de perguntas e respostas, de forma oral como escrita, o importante nessa forma de aprendizagem era que o aluno reproduzisse as palavras e frases decoradas, o aluno repetia as respostas mecanicamente, essa forma não era inteligente, pois não tinha participação de formulas já pronta, tenha sido utilizado na prática escolar por muito temo, vários filósofos e educadores que não gostavam desse método e queriam que os alunos não memorizassem mas sim compreendessem aquilo que estavam aprendendo.
Embasando essas teorias de conhecimento apresentarei alguns filósofos e educadores que refletiram sobre conhecimento.
Sócrates . O conhecimento, é uma descoberta que a própria pessoa realiza,conhecer é um ato que se dá no interior do individual,a função do mestre,segundo Sócrates,é apenas ajudar o discípulo a descobrir,por si mesmo,a verdade.Ele afirma que os mestres devem ter paciência com os erros e as duvidas de seus alunos,pois é a consciência do erro que os leva a progredir na aprendizagem.
João Amos Comenius,acreditava que o fim do homem é a fidelidade eterna,assim,o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade,para ele,os jovens deviam ser educados em comum e por isso eram necessárias as escolas,os jovens de ambos os sexos deveriam ter acesso á educação escolar,valorizava o processo indutivo como a melhor forma de se chegar ao conhecimento,ele afirmava que o método indutivo estava de acordo co
...