Efeito estufa
Por: thamari • 18/6/2015 • Artigo • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 226 Visualizações
1 INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO[pic 1][pic 2]
Nos dias de hoje, é possível observarmos no Brasil e no mundo, sintomas evidentes do efeito estufa, que nos acomete por diversas razões. Esse nos tem feito passar por ondas de calor e frio fora de época, chuva em excesso ou falta da mesma, fenômenos como, terremotos, tsunamis, aumento do nível do mar, chuvas ácidas, entre outros.
O efeito estufa é causado pelo acumulo de gases na atmosfera, sejam gases já existentes ou emitidos por seres humanos. O Brasil ainda tem deixado muito a desejar no combate aos fatores causadores desse mau, porém, seu clima está no caminho de sofrer grandes mutações por esse motivo.
Seguindo esta temática, essa pesquisa tem o objetivo de falar sobre as conseqüências e causas desse fenômeno, bem como analisar os fatores de agravamento que não podem ser dispensados pelas necessidades dos seres humanos. Analisando também o aumento de temperatura e de outros fenômenos com o passar do tempo.
Discorrendo também sobre medidas que podem ajudar no combate e controle dos males provenientes do efeito estufa, males esses que acometem todo o planeta, preocupando e muito a todos que sabem que não temos como medir forças com a natureza.
- Por que hoje é tão importante falar sobre efeito estufa?
- Qual fator influencia mais no agravamento do efeito estufa e quais podem ser evitados?
- O que devemos fazer para contribuir com o controle do efeito estufa sem deixarmos de lado nossas necessidades?
2 OBJETIVOS[pic 3]
2.1 Objetivo geral:
Apontar as causas e conseqüências do efeito estufa. Bem como, soluções que podem nos ajudar a minimizar os efeitos do mesmo.
2.2 Objetivo específico:
◦ Discorrer sobre as mudanças climáticas que tem acontecido em pequeno espaço de tempo.
◦ Analisar a causa dessas mudanças climáticas.
[pic 4]
3 JUSTIFICATIVA[pic 5]
O estudo sobre o efeito estufa é necessário, pois este é encarado como algo ruim, mas na realidade propicia a proliferação de vida no planeta Terra, já que sem ele o planeta sofreria com temperaturas muito baixas o que não possibilitaria a existência de tantas espécies de plantas e animais.
No entanto, estudos têm mostrado que algumas ações do ser humano como a emissão de gases, tem feito com que esse processo de aquecimento seja maximizado causando o aquecimento global. Um dos gases mais poluentes é o CO2, gás que é emitido pela queima de combustíveis fósseis, queimadas e até pelas fezes de alguns animais.
Em nenhum outro momento o assunto “preservação do meio ambiente” foi tão debatido como é hoje, já que preservando o meio em que vivemos estaremos poupando nosso planeta de um grande caus. Este assunto não merece atenção exclusivamente de governantes ou líderes políticos, já que cabe a todos o dever de preservarmos a natureza.
Esse estudo se faz necessário já que grande parte da população ainda não sabe o que fazer para contribuir com a luta contra o efeito estufa e por esse motivo continua deixando a desejar no aspecto preservação da natureza.
4 REVISÃO DE LITERATURA[pic 6]
Atualmente o termo “efeito estufa” tem assustado a todos, porém esse é um processo necessário para a preservação da vida na Terra. Sem ele teríamos temperaturas muito baixas, nas quais algumas espécies de animais e plantas não sobreviveriam, porém, graças à ação do homem esse efeito tem atingido um nível crítico, submetendo-nos ao conhecido “aquecimento global”.
Nossa atmosfera é transparente a luz solar, porém apenas uma parcela da radiação que recebemos fica retida nela, aproximadamente 65%, e os outros 35% são devolvidos ao espaço. O que determina a porcentagem de radiação que fica retida na atmosfera é o efeito estufa.
O que tem agravado o efeito estufa são a emissão e o acúmulo de gases na atmosfera. Entre os gases mais poluentes estão dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono. Esses gases são resultantes da queima de combustíveis fosseis como, o óleo diesel e a gasolina, usados em motores de máquinas e automóveis.
Outros grandes poluentes são o gás metano, óxido nitroso e óxido de nitrogênio. Esses gases formam uma camada que funciona como isolante térmico, fazendo com que ao invés de retornar ao espaço, o calor fique retido em camadas baixas da atmosfera. Atividades como a agricultura e criação de animais também emitem gases poluentes.
Na criação de animais, os gases são emitidos pelas fezes, arrotos e flatulências. Na Nova Zelândia está para ser aprovada uma lei que estabelece um aumento no imposto de criadores desses animais, no país estima-se que 90% dos gases emitidos provém dessas flatulências e principalmente do arroto de ovelhas e vacas.
...