EficiÊncia E Eficácia
Exames: EficiÊncia E Eficácia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suzzynana • 18/11/2013 • 1.677 Palavras (7 Páginas) • 537 Visualizações
Eficiência e Eficácia
A eficiência e a eficácia são essenciais no mundo socioeconômico, como também no dia-a-dia de todos.
Pequenas aplicações destes conceitos são fundamentais para o desenvolvimento da habilidade de ser eficiente!
Eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. (...)
A eficiência é uma relação entre custos e benefícios.
Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70).
Segundo Peter Drucker,
“a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.”
José Roberto do Valle, sócio-diretor da Scotwork do Brasil, define em analogia que ‘’ a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano;
eficácia é encontrar a água. ’’
Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade.
Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado.
Chiavenato oferece pitorescos exemplos para diferenciar os conceitos:
eficiência é ir à igreja, enquanto eficácia é praticar os valores religiosos;
eficiência é rezar, enquanto eficácia é ganhar o céu;
ou ainda utilizando um exemplo tão oportuno para a Copa do Mundo de Futebol, eficiência é jogar futebol com arte, enquanto eficácia é ganhar o jogo.
Um profissional pode ser eficiente, mas não ser eficaz.
Só que, muito dificilmente, ele será eficaz se não for eficiente.
Pois vejamos, um profissional, que seja eficiente, fará suas tarefas corretamente, seguindo uma lógica, dentro do considerado normal, implicando que domine, completamente, as tarefas lhe designadas.
Quando o mesmo realizar estas tarefas eficientemente, provavelmente, ele alcançará a eficácia, obtendo o resultado, isto é, alcançando, no final, a coisa certa, o resultado, a missão.
Mas, como para as coisas darem certo, ou melhor, para as coisas certas acontecerem, implicam vários fatores, inclusive o de ser eficiente, ao realizar as tarefas na busca desse objetivo, há a possibilidade de a missão não ser cumprida, da coisa certa não ser alcançada.
Agora vejamos um profissional que não é eficiente. Ele realiza suas tarefas de qualquer jeito, não segue muitas regras, acha que a maneira que dá menos trabalho a ele é a correta. Logo, ele não está sendo eficiente, pois não faz as coisas certas, do modo certo, ou que é considerado correto.
Não vamos ser hipócritas e céticos, ele pode, sim, ser eficaz, porque por motivos externos, ou variáveis importantes que contribuíram para o desenvolvimento das tarefas, a coisa certa pode ter sido atingida.
Mas, provavelmente, este profissional não saiba exatamente o que o levou a atingir o objetivo, ou, muito menos, domine as técnicas práticas de efetuar estas tarefas para chegar à qualidade esperada.
" Uma pessoa eficaz é aquela que faz aquilo que deve ser feito, que cumpre com suas metas, que realiza o que foi proposto.
Cláudio vendeu sua quota de produtos.
Eliza também, mas gastou 30% de gasolina a menos.
Neste caso, se a meta era vender a quota, ambos foram eficazes, mas Eliza foi mais eficiente."
Eficiência sem eficácia não é nada.
Eficiência X Eficácia
Existe uma grande diferença entre ser eficiente e ser eficaz. Veja esta ilustração e fique sabendo o motivo.
Certo dia, ao observar a movimentação de formigas em meu jardim, verifiquei uma fileira de formigas carregando folhas até um formigueiro no topo de uma pequena elevação. Em destaque, uma das formigas conduzia, com grande dificuldade, uma folha muito maior do que as transportadas pelas demais formigas. As formigas que levavam pequenas folhas passavam por ela que, devido ao tamanho da folha que carregava, era muito mais lenta. Fiquei imaginando qual seria o motivo da escolha daquela formiga por uma carga tão mais pesada do que as outras. Pretenderia ela se destacar das demais perante a formiga-rainha com vistas a uma promoção ou simplesmente obter a admiração do grupo? De qualquer forma fiquei admirado com a sua Motivação.
Obstinadamente a formiga subia inúmeras vezes a elevação porque, perto do topo, a folha rolava morro-abaixo carregando a formiga firmemente agarrada a ela.
Bem mais tarde, a formiga da folha grande já se encontrava, finalmente, às portas do formigueiro, tentando introduzi-la no orifício que era pequeno demais para aquela folha. Nas sucessivas tentativas de introduzir a sua carga, a formiga acabava atrapalhando a entrada das outras, causando um enorme congestionamento de formigas carregando as pequenas folhas em volta do formigueiro. Mais uma vez fiquei admirado com outra qualidade daquela formiga: Persistência.
Chegava a noite e lá estava a formiga, incansável em suas tentativas de introduzir a folha no orifício do formigueiro.
Pela manhã do dia seguinte, curioso, fui até o formigueiro. A cena vista realmente foi um convite à reflexão: ao lado do buraco jazia, inerte, a grande folha e, pregada a ela, a formiga morta. As demais formigas continuavam levando as pequenas folhinhas para dentro do formigueiro.
Esta história serve para ilustrar um questionamento que geralmente se faz quanto ‘a diferença entre a eficiência e a eficácia dos colaboradores de uma organização. Ficou muito claro que a pretensa eficiência da formiga, ao escolher a folha de maior porte, resultou em contribuição zero no projeto de abastecimento do formigueiro. Pelo contrário: acabou prejudicando o trabalho metódico e sistemático das demais formigas, estas sim, eficazes no desempenho de suas funções.
http://www.pontodosmedicos.com.br/noticia.php?tipo=4&id=135
30 Sugestões Para
...