Ele Maq
Casos: Ele Maq. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: atleite • 14/11/2014 • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 523 Visualizações
AULA-TEMA: MANCAIS DE ROLAMENTO
Passo 1
Pesquisar sobre mancais de rolamento e mancais de deslizamento e responder as perguntas abaixo:
• Quais as principais características de cada mancal?
O mancal de rolamento trabalha com atrito de rolamento, sendo esta a principal causa de seu menor atrito, em relação ao mancal de escorregamento. Este tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito. É um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles limitam as perdas de energia produzidas pelo atrito. O mancal de rolamento é constituído de dois anéis concêntricos e entre esses anéis são colocados elementos rolantes como:
- Esfera, Rolete e Agulha.
A função do mancal de deslizamento é servir de apoio para eixos girantes. Estes mancais estão sujeitos às forças de atrito devido à rotação do eixo, ou seja, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal. Os mancais são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita o superaquecimento dos equipamentos expostos ao atrito. São simples de montar e desmontar e as principais funções dos mancais de deslizamento, que são: apoiar e guiar os eixos.
• Qual a característica quanto à vida útil de cada mancal?
Mancal de deslizamento: a vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada seguindo alguns parâmetros: os materiais necessitam ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação.
Mancal de rolamento: a vida útil do rolamento compreende o período no qual ele desempenha corretamente a sua função. A vida útil termina quando ocorre o desgaste causado
pela fadiga do material.
• Quais os principais modos de falha de cada mancal?
Os principais modos de falha dos mancais de rolamentos são:
Falhas de vedação – Abrasão causada por entrada de elemento estranho no mancal de rolamento;
Marcas durante instalação (montagem incorreta);
Lubrificação inadequada, excessiva ou insuficiente;
Corrosão;
Descargas elétricas;
Lascamento;
Todos os modos acima descritos causam o início da falha do rolamento, sendo que após o surgimento, as cargas cíclicas sobre o rolamento fazem com que o dano se estenda até a falha do mancal de rolamento.
Os principais modos de falhas dos mancais de deslizamentos é o desgaste por abrasão devido a falhas de lubrificação que permitem o contato direto com a superfície da bucha ou por partículas estranhas que se encontram entre as duas superfícies.
• Fazer uma tabela com as vantagens e desvantagens de cada mancal.
Tabela 1- MANCAL DE ROLAMENTO
Vantagens Desvantagens
Menor atrito e aquecimento Maior sensibilidade aos choques
Baixa exigência de lubrificação Maiores custos de fabricação
Intercambialidade internacional Não suporta cargas elevadas
Não a desgaste do eixo Ocupa maior espaço radal
Pequeno aumento da folga durante a vida útil Tolerância pequena para carcaça e alojamento do eixo.
Tabela 2 MANCAL DE DESLIZAMENTO
Vantagens Desvantagens
Simples montagem e desmontagem Produzem altas temperaturas de serviços
Adaptam-se facilmente as circunstancias Provocam desgastes em buchas e eixos
Formatos de construção variados Provocam perdas de rendimento
As vibrações, os choques e ruídos. Não permitem desalinhamento
Suportam altas pressões Exigem constantes lubrificações
Passo 2
• Fazer levantamento e explicar qual a função e características de pelo menos seis mancais de rolamento padronizados.
Rolamentos Rígidos de Esferas
Os rolamentos rígidos de esferas são os mais amplamente utilizados devido a um conjunto de fatores que passamos a enunciar:
• Boa capacidade para suportar cargas radiais;
• Aptidão para operar a elevadas rotações;
• Grande versatilidade;
• Baixo custo.
No entanto, estes rolamentos possuem pouca capacidade para absorver desalinhamentos. O desalinhamento angular admissível que um rolamento pode suportar, sem que sejam introduzidos esforços inadmissíveis entre o anel externo e interno, é função da folga radial interna quando em funcionamento, da dimensão do rolamento, da construção interna e das forças que nele atuam.
Rolamentos de Esferas de Contato Angular
As pistas nos anéis internas e externas dos rolamentos de esferas de contato angular têm como característica o facto de se encontrarem deslocadas entre si em relação ao eixo do rolamento (Fig. 6). Por este motivo, a linha que une os pontos de contato entre a esfera e as pistas, radial a estas, forma um ângulo () com a perpendicularidade da linha de eixo do rolamento. Este criado entre a linha segundo a qual são transmitidos os esforços de uma pista para a outra e a linha perpendicular ao eixo rolamento, é chamado ângulo de contato.
Rolamentos Auto compensadores de Esferas
Os rolamentos auto compensadores de esferas caracterizam-se
...