Eletricidade
Pesquisas Acadêmicas: Eletricidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dxsoares • 28/3/2015 • 620 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
FONTES DE TENSÃO
Todo aparelho eletrônica necessita de tensão estes aparelhos possuem esta função fornecer tensão seja ela continua ou alternada tensão alternada são geradas por meio de indutores como um transformador de fio enrolado ou usina hidrelétrica, já as de fonte continua utilização processo químicos como baterias de carros ou pilhas ou retificação de tensão alternada.
No mundo atual estão por toda a parte nas nossas casas com fornecida pela rede elétrica.
As primeiras fontes de tensão foram as lineares, onde um transformador reduzia a tensão 220 vac para tensão de uma ponte de diodos e um filtro para estabilizar a saída ,o seu problema e o seu tamanho ,que dissipa grande parte energia e calor com isso útil dos seus componentes eletrônicos e diminuída ,e a tensão de saída e varia em função da carga ,mas geram menor ruído e ondulação e por terem pouca eletrônica são imunes a radiação eletromagnéticas.
Fontes lineares são grandes e pesadas foi pensando nisso que a indústria aeroespacial desenvolveu para reduzir peso e consumo de toda a eletrônica levando as primeiras fontes comutadas, consiste em transmitir de forma controlada do primaria e secundaria .
No principio era uma tecnologia cara e desconhecida, mas com aparecimento da eletrônica e a miniaturização conseguiu-se que as fontes de tensão comutadas torna-se mais acessíveis oferecendo maior estabilidade ,segurança e eficiência ,a um preço idêntico as fontes lineares.
Fonte de 6 V x 1 A
Muitos projetos que fazem uso de transistores e circuitos integrados são alimentados por uma tensão de 6 V, normalmente fornecida por pilhas pequenas, médias ou grandes. No entanto, as pilhas são caras e esgotam-se rapidamente em muitos casos.
Se houver a possibilidade de alimentar esses circuitos na bancada por uma fonte fixa, a economia será patente. O circuito que damos a seguir faz justamente isso, substituindo 4 pilhas pequenas, médias ou grandes, ou seja, fornecendo uma corrente de até 1 ampère.
Simples de montar, ele consiste numa solução econômica ideal para quem faz muitas experiências e montagens eletrônicas. Com ele, o uso das pilhas pode ficar limitado apenas às aplicações portáteis.
Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte de alimentação.
A disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.
Observe que utilizamos o circuito integrado 7805 de 5 V. Se o leitor encontrar o 7806 e quiser usá-lo, basta eliminar os dois diodos do terminal de ajuste, ligando-o diretamente à terra. Para a aumentar em pouco mais de
1 V a saída do 7805, empregamos justamente dois diodos, D3 e D4.
O transformador tem enrolamento primário de acordo com a rede local e secundário de 7,5 + 7,5 V, ou mesmo 9 + 9 V, e corrente de 1 A. Se o leitor tiver um transformador de menor corrente, por exemplo 500 mA, poderá usar, mas sua fonte fornecerá uma corrente
...