TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletromagnetismo

Seminário: Eletromagnetismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7

O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo.

Para produzir energia elétrica é necessário o consumo de uma forma de energia qualquer. Na época de Faraday, somente a energia química, obtida das pilhas e baterias, era transformada em energia elétrica. No entanto, a geração de energia elétrica para alimentar as grandes indústrias, por exemplo, através desse método não era adequado. No ano de 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, o qual revolucionou o estudo do eletromagnetismo. Graças a essa descoberta, foi possível construir aparelhos que funcionam através da indução eletromagnética e que transformam energia mecânica em energia elétrica, como o dínamo, por exemplo.

O estudo da eletrodinâmica é focalizado nas cargas elétricas e os efeitos que ela produz nos condutores como, por exemplo, o aquecimento do filamento de uma lâmpada quando percorrida por uma corrente de intensidade i. No estudo do eletromagnetismo é possível ver que a corrente elétrica, além de produzir efeitos no próprio fio, afeta também o espaço ao redor dele, ou seja, a corrente elétrica faz surgir um campo magnético ao redor do fio condutor de eletricidade.

O assunto do eletromagnetismo é muito vasto, e seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano como, por exemplo, o funcionamento da campainha elétrica, os motores elétricos, o funcionamento dos galvanômetros analógicos, o funcionamento das usinas hidroelétricas, os transformadores de tensão, os cartões magnéticos, os aceleradores de partículas, entre muitos outros. Na área da medicina moderna, o eletromagnetismo está aplicado nos diagnósticos por imagem, os quais são feitos através da ressonância nuclear.

Relatório Eletromagnetismo

Introdução

O que são linhas equipotenciais:

Retirado do site

O potencial elétrico pode ser representado por linhas equipotenciais e no caso de três dimensões por superfícies equipotenciais.

As superfícies equipotenciais (S) são aquelas onde o potencial elétrico é o mesmo em qualquer ponto de S. Isto significa que a diferença de potencial entre dois pontos, pertencentes a esta superfície, é igual a zero e portanto, o trabalho para deslocar uma partícula carregada, sobre S, é nulo.

Alterar o texto à cima, tornando mais simplório e menos técnico.

Dados

Dizer o que significam os dados, como no caso das duas barras temos linhas equipotências formando um campo uniforme e com o anel começamos tendo linhas nas proximidades da barra que vão gradualmente tornando-se anéis (ou círculos) equipotenciais quando se aproximam do anel.

Barras:

Pontos Linha -6 Linha -4 Linha 0 Linha 4 Linha 6

6 -2,9v -4,2v -7,1v -9,5v -10,7v

4 -2,9v -4,2v -7,1v -9,5v -10,7v

0 -2,9v -4,2v -7,1v -9,5v -10,7v

-4 -2,9v-4,2v -7,1v -9,5v -10,7v

-6 -2,9v -4,2v -7,1v -9,5v -10,7v

Barra e Anel

Pontos Linha -6 Linha -4 Linha 0 Linha 4 Linha 6

6 -2,5v -3,5v -5.7v -7,6v -8,3v

4 -2,5v -3,5v -5,8v -7,8v -8,7v

0 -2,5v -3,5v -5,9v -8,3 -9,8v

-4 -2,5v -3,5v -5,6v -7,8v -8,7v

-6 -2,5v -3,5v -5,4v -7,6v -8,3v

Barra localiza-se na extremidade -6 enquanto o anel na extremidade 6.

Desenhos ilustrativos de como as linhas equipotenciais agem

Conclusão

Comparar barra e anel, analisando as suas diferenças.

Melhorar esse resumo, detalhando-o um pouco mais e desenvolvendo mais a idéia.

Analisando os dados é fácil perceber a diferença entre as linhas equipotenciais com duas barras e com uma barra e um anel, no primeiro caso, todas as linhas são “retas” e o campo é uniforme, enquanto no segundo caso podemos observar que a medida que nos aproximamos do anel ocorrem distorções nas linhas, formando anéis como superfície equipotencial.

Bibliografia

http://vsites.unb.br/iq/kleber/EaD/Eletromagnetismo/Equipotenciais/Equipotenciais.html

Halliday

Moodle

Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.

Conta uma lenda grega que o pastor Magnes se surpreendeu ao ver como a bola de ferro de seu bastão era atraída por uma pedra misteriosa, o âmbar (em grego, elektron). A história demonstra como é antigo ointeresse pelos fenômenos eletromagnéticos.

Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas.

História do eletromagnetismo

A existência de forças naturais de origem elétrica e magnética fora observada em contextos históricos independentes, mas só na primeira metade do século XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os alicerces de uma nova concepção da estrutura física dos corpos.

No final do século XVIII Charles-Augustin de Coulomb e Henry Cavendish haviam determinado as leis empíricas que regiam o comportamento das substâncias eletricamente carregadas e o dos ímãs. Embora a similaridade entre as características dos dois fenômenos indicasse uma possível relação entre eles, só em 1820 se obteve prova experimental dessa relação, quando o dinamarquês Hans Christian Oersted, ao aproximar uma bússola de um fio de arame que unia os dois pólos de uma pilha elétrica, descobriu que a agulha imantada da bússola deixava de apontar para o norte, orientando-se para uma direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com