TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrostatica

Projeto de pesquisa: Eletrostatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

eletrostatica

pgs

  Introdução 4

  Desenvolvimento 5

.A força entre duas cargas elétricas puntiformes 6

.Lei de Coulomb 7

Considerações finais 10

Referências bibliográficas 11

Anexos 12

.Esperiência 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre eletrostática,esta que esta bastante em nosso meio pelo século XXI.

Nele iremos compreender sobre o que é força eletrostática,e também o que é uma força entre duas cargas elétricas puntiformes e falaremos sobre a Lei de Coulomb e um pouco também sobre o Charles de Coulomb,este que descobriu a força eletrostática.

DESENVOLVIMENTO

A eletrostática é uma parte da eletricidade que estuda os fenômenos que ocorrem com as partículas eletrizadas que estão em repouso,ou seja,que estão em equilíbrio estático.

Na eletrostática podemos usar vários tipos de equipamentos elétricos,estes que podem ser:um televisor,microondas,batedeira,geladeira,ferro de passar roupa,lâmpadas,computador,rádio,elevador,calculadora,chuveiro,ônibus elétrico,enfim.Há uma infinidade de aparelhos desenvolvidos para tornar nossa vida mais confortável.Normalmente conseguimos perceber melhor o valor de algo só quando ele nos falta.

No século VI antes de Cristo,o filósofo grego Thales de Mileto descobriu uma resina fóssil,cujo nome em grego é “elektron”,este que notou que o âmbar(esta resina fóssil com forma de bastão),quando esfregado em pele de animal,adquiria a propriedade de atrair pequenos fragmentos de palha,fios de cabelo e outros objetos leves.Esse fato ficou praticamente esquecido até 1.600,quando o médico inglês Wiliam Gilbert(1544-1603),retomando as observações de Thales,inventou o pêndulo elétrico,o que tornou possível a observação de uma série de fenômenos que se transformaram na base da eletricidade.

Agredita-se que foram observados pela primeira vez numa antiga cidade da Ásia menor,chamada Magnésia,de onde teriam se originado os termos:magnetita,magnético,magnetismo,enfim.

No final do século XVIII o francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806),utilizando a balança de torção,formou a lei da força elétrica,conhecida como a Lei de Coulomb.

A Força Entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Para eletrizar um corpo neutro,devemos colocar ou retirar elétrons,e isso pode ser feito de três maneiras clássicas,de atrito,contacto e indução.

*Atrito:este que tem fricção de dois corpos.Após o atrito os corpos adquirem cargas de mesmo valor(mesma intensidade) e sinais contrários.

*Contacto:ocorre quando existe um contacto entre um corpo neutro e corpo eletrizado.

*Indução:indução é a eletrização sem que haja contato.

Mas aonde estão as cargas elétricas,as responsáveis pelos fenômenos elétricos?

Sabemos que uma materia é constituida por átomos,este que é formado por outras partículas:prótons e neutrons(eles que compõe o núcleo atômico,a parte central do átomo) e elétrons(que giram em torno do núcleo,numa região chamada eletrosfera).Os prótons e elétrons possuem cargas elétricas.Por convenção,a carga elétrica dos prótons é positiva e dos elétrons,negativa.Os nêutrons são eletricamente neutros,daí seu nome.E então quando em um átomo a uma quantidade maior de prótons,quer dizer que esta eletricamente positiva,mas se tiver com a mesma quantidade de elétrons e prótons,quer dizer que esta eletricamente neutro.

Consideremos duas cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2,separadas por uma distância d e situadas no vácuo,como mostra na figura.

Dependendo do sinal dessas cargas,elas se atraem ou se repelem.Representamos por +f e -f as forças em cada uma delas.No vácuo,as forças são de ação e reação.

Lei de Coulomb

Esta lei diz a respeito á intensidade das forças de atração e repulsão,que agem em duas cargas elétricas puntiformes(cargas de dimensões desprezíveis-baixas),quando colocadas em presença uma da outra.

Charles de Coulomb verificou experimentavelmente que :

“As forças de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes são diretamente proporcionais ao produto das cargas e inversalmente proporcionais ao quadrado da distância que as separa.”

A lei de Coulomb pode então ser expressa pela equação:

“K” é a constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com