Eliude Muniz
Monografias: Eliude Muniz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liusoka • 28/4/2014 • 392 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
FABEX - Faculdade Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão
DISCIPLINA: Comunicação e Expressão
PROFESSOR: André Guedes
Curso de Serviço Social
SEMINÁRIO
TEMA: FIGURAS DE LINGUAGEM
METÁFORA:
GRUPO (5)
DEFINIR: Lúcia Nascimento
EXEMPLIFICAR: Eliude Muniz
PRATICAR UM EXERCÍCIO: Adriana Silva
Metáfora: Figuras de palavras, variações e exemplos
Metáfora: é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa.
Exemplos de metáforas
- Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.
- Eu carrego o mundo nos meus ombros.
Metáfora: é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa.
Por exemplo, (subjetivo): um gato é um quadrúpede, mamífero, felino, que mia e é considerado sensual. Um moço é bípede, mamífero, humano, fala e pode ser sensual. Ao compararmos os dois com a metáfora "Esse moço é um gato", o traço de significado que provavelmente estaremos colocando em intersecção é apenas o traço sensual.
A metáfora (figura de linguagem) é uma palavra de origem grega, expressão capaz de produzir sentidos figurados através de suas comparações implícitas entre as coisas, objetos, espécie, etc. Isso se dá pela combinação de palavras que se formula a frase.
A metáfora é uma figura de linguagem que consiste em uma comparação através do uso de palavras em sentido figurado (conotativo).
Ex.: O diretor é uma fera. (fera: sentido figurado, podemos ter diferentes significados).
A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na alteração do sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado, quando entre o sentido de base e o acrescentado há uma relação de semelhança, de intersecção, isto é, quando apresentam traços semânticos comuns. (uma comparação)
Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), em que há a substituição de um termo por outro, criando-se uma dualidade de significado. Alguns outros exemplos em frases:
“Amor é fogo que arde sem se ver”
“Meu coração é um balde despejado”
“essa moça é uma gata”
...