Embalagem
Casos: Embalagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andria • 8/11/2012 • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 800 Visualizações
1. Introdução
A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa. O desenvolvimento da embalagem acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar água e alimentos em algum recipiente , visando a sobrevivência própria , ate o inicio das atividades comerciais , e disseminação do uso das embalagens.
Atualmente estão presentes em todos os produtos, com formas , e funçoes variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância , possui relacionamento em todas as áreas , e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizaras mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Para se ter idéia a embalagem na economia representam 2% PNB.E o Brasil perde entre 10% e 15% da sua receita de exportação por causa de embalagens deficientes.
2.Conceito e classificação
O conceito de embalagem pode variar dependendo do foco que esta sendo analisado. Para um profissional da área de distribuição , a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto, enquanto que para um profissional de marketing a embalagem é uma forma de apresentar o produto.
Em um conceito mais abrangente a embalagem é:” Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias , como objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, distribuição , venda , consumo. Meio de assegurar a entrega do produto numa condição razoável e ao menor custo.
Bem como suas funções: a de proteção da mercadoria, durante as atividades de logística, e a de exposição ao consumidor, como meio de aumentar as vendas sem deixar de considerar os custos envolvidos na produção e no transporte de mercadorias.
As embalagens são classificada em :
a) Primária: é a embalagem que está em contato com o produto, que o contem contém. Exemplo: vidro de pepino, caixa de leite, lata de leite condensado.
b) Secundária: é aquele que protege a embalagem primária. Exemplo: o fundo de papelão. Com unidades de caixa de leite envolvidas num plástico. É geralmente a unidade de venda do varejo.
c) Terciária: São as caixas, de madeira, papelão, plástico.
d) Quaternária: São embalagens que facilitam a movimentação e a armazenagem, qualquer tipo de contentor. Exemplo: contêiner .
e) Embalagem de Quinto nível: é a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envio a longa distancia.
Outra classificação proposta classifica as embalagens em dois tipos : para o consumidor, com ênfase no marketing , e industrial, com ênfase na logística.
Os principais tipos de embalagem são: caixas de madeira ou papelão ,sacas ,plástico, metal,contêineres entre outros.
3. Funções da Embalagem
As principais funções da embalagem são: condição, proteção e comunicação.
A condição refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, Por exemplo, quando ocorre do produto vazar da embalagem esta função não foi cumprida. O grau de eficiência nesta função depende das características do produto.
Função de proteção.
A função de proteção possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorram danos . Também com relação a esta função deve-se estabelecer o grau desejado de proteção do produto.Alguns dos principais riscos aos qual a embalagem está submetida são:Choques, aceleração, temperatura, vibração, compressão, oxidação, perfuração, esmagamento, entre outros.
E a função de comunicação é a que permite levar a informação, utilizando diversas ferramentas, como símbolos, impressões, cores. Nas embalagens primárias, esta função ocorre diretamente com os consumidores finais, trazendo informações sobre a marca e produto. E nas embalagens ditas industriais, relacionadas à logística, a comunicação ocorre na medida em que impressões de códigos de barra nas embalagens, marcações, cores ou símbolos permitam a localização e identificação de forma facilitada nos processos logísticos de armazenagem, estoque, separação de pedidos, e transporte.
4. Planejamento da Embalagem
A interação da embalagem com as operações logísticas deve iniciar-se no planejamento da embalagem, pois nesta etapa são definidos aspectos fundamentais, que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens. Estes aspectos são fundamentais para o planejamento e eficiência no armazenamento e transporte dos produtos, caso a embalagem não seja planejada de acordo com os recursos existentes (máquinas movimentação, espaço físico, modal transporte), será necessário adequar todos os recursos à embalagem.
Há um conflito no planejamento da embalagem, por interferir em diversas áreas da empresa, e ter grande representatividade nos custos.Para desenvolver uma embalagem: função, proteção, aparência, custo e disponibilidade.
Têm-se prioridades diferentes de acordo com o tipo de produto que será acondicionado, e do tipo de embalagem, se para consumo ou industrial (transporte).Entretanto para ambas são essencial que se verifique, nesta etapa do planejamento, quais serão as condições de manuseio, armazenagem e de transporte a que serão submetidas.
A falta de planejamento, ou um planejamento deficiente podem levar a ocorrência de graves problemas, desde o aumento do custo por um superdimensionamento da embalagem, que torna o transporte e armazenagem mais cara,até a deterioração da embalagem e/ou produto.
...