Empreendedorismo. Planejamento estratégico
Seminário: Empreendedorismo. Planejamento estratégico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexnduarte • 20/10/2013 • Seminário • 418 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Empreendedorismo
Segundo ‘’Dornelas’’ (2013, p. 185) ’’ O plano de negócio é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento’’.
Plano de negócios (do inglês Business plan) também chamado de plano empresarial nada mais é do que um documento que especifica um negócio que o empreendedor que iniciar, ou já esta iniciado.
Para alguém que deseja ter seu próprio negócio é essencial o plano de negócio independente do tamanho de sua empresa, mas também é extremamente necessário um planejamento estratégico que é o processo gerencial que diz respeito á formação de objetivos para a seleção de programas podendo ser dividido em três níveis: o planejamento estratégico, planejamento táctico e o planejamento operacional que se resume, o empreendedor ter noção do mercado, ou seja, metas, vantagens competitivas pontos fortes e planos fracos em relação à concorrência.
“Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processo que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso”. (Dornelas, 2005, p.39)
O empreendedor é que deve decidir como financiar o seu negócio, pois é muito importante que ele tenha um suporte para poder pagar as despesas iniciais da empresa. Os bancos dispõem de vários benefícios para o empreendedor que quer ter seu próprio negócio, mas é sempre bom avaliar se compensa ou não.
Uma das ferramentas que pode auxiliar o empreendedor é análise SWOT:
‘’Com a análise SWOT definida, a empresa poderá identificar seus fatores críticos de sucesso, que poderão ser o foco de atenção de sua gestão. Assim, os objetivos e metas podem ser definidos com mais precisão e coerência’’(Dornelas, 2005, p.160).
Planejamento estratégico pode ser considerado como um dos estágios a seguir para se tornar um empreendedor. Para alcançar esses estágios o empreendedor precisa de profissionais que façam a diferença, pois empreendedores enxergam que onde tem um problema, eles enxergam oportunidade de negócio, ou seja, fazem as coisas acontecerem, pois tem a sensibilidade para negócios financeiros, transformam ideias em realidade.
Quando o planejamento estratégico é definido, chega o momento de o empreendedor agir para atingir os seus objetivos, sejam eles a longo ou curto prazo, o importante é arriscar de forma consciente para se tornar um grande empreendedor.
Os empreendedores que não conseguem implantar o planejamento estratégico para garantir uma tranquilidade em um momento de crise, quando se vive momentos de constantes mudanças e incertezas na economia, podem ficar desmotivados em função de resultados, que podem não ser o esperado, daí a importância de se fazer um plano de negócio.
...