Empregabilidade
Exames: Empregabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valentim • 9/5/2013 • 451 Palavras (2 Páginas) • 1.075 Visualizações
O que é Empregabilidade?
Segundo Chiavenato a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidade necessária para a pessoa manter-se colocado em uma empresa.
A atualidade exige profissionais cada vez, mas preparados e conscientes de sua atuação então surge o tema empregabilidade que traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige adequação de profissional ao mercado de trabalho.
De acordo com Chiavenato o emprego esta se tornando multifuncional, flexível e mutável a tecnologia vai extinguindo ocupações e criando novos empregos, hoje não basta somente consegui um emprego é necessário assegurar a empregabilidade e manter-se empregado apesar das mudanças.
De acordo com o Chiavenato conquistar um emprego e manter-se nele requer muito jogo de cintura é preciso agregar valor e contribui para a empresa ser responsável, ser leal, ter iniciativa pessoal e ser empreendedor.
Empregabilidade é mais do que a capacidade de o indivíduo conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e conseguir promoções. É definida por Rueda, Martins e Campos (2004) como as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal.
As mudanças são a maior certeza em mundo globalizado e aproximado pelas tecnologias da informação e comunicação. Para serem competitivas, pessoas e empresas precisam ser ágeis, flexíveis, versáteis, proativas, resilientes, empreender, acompanhar e promover mudanças, inovar, diferenciar-se.
CONCLUSÃO
A evolução da tecnologia gera mudanças significativas no mercado de trabalho. A Mão de obra foi substituída por robôs, e as que necessitam e capital intelectual exige muito mais das pessoas, sendo necessário o constante aperfeiçoamento. A concorrência faz com que pensemos na nossa colocação atual e futura dentro desse mercado.
Para manter-se é necessária uma reengenharia pessoal (repensar e redesenhar nossa postura no mercado), para nos sustentar diante de eventualidades. A garantia de emprego não se pode ter, mais é possível obter a garantia de manter-se ativo no mercado obtendo trabalho e remuneração. Como manter essa garantia? Construindo os pilares da empregabilidade. Como visto um estar interligado ao outro, não basta apenas trabalhar no que gosta se não e competente no que faz e não te traz retorno financeiro, nem possibilita a reserva monetária. Desenvolve-los significa obter segurança de carreira, e para isso é necessário investir em conhecimentos para seu enriquecimento profissional e mudar de acordo com o mercado. A mudança ocorre a cada instante e em todo lugar, o que resta é ter atitude e força de vontade se adequar antes que a surpresa aconteça.
Se empregável é acompanhar essas mudanças e se desenvolve com ela, para manter-se com trabalho e remuneração sempre, é buscar a todo o momento novos conhecimentos e introduzi-los como forma de renda no mercado, trabalhando seu marketing pessoal obtendo, com tudo, empregabilidade.
BIBLIOGRAFIA
http://empregabilidaderh2011.blogspot.com.br/2011/05/quais-os-seis-pilares-da.html
...