O conceito de Empregabilidade
Artigo: O conceito de Empregabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laare_e • 10/9/2013 • Artigo • 843 Palavras (4 Páginas) • 618 Visualizações
INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho atual está na busca de profissionais competentes, com habilidades e atualizados para atuar em suas empresas. Muitos que trabalham e até mesmo os que não estão empregados acabam não conseguindo se adequar a essa mudança e perdem algumas oportunidades de crescimento e de adquirir novo conhecimento.
Os profissionais estão tendo que se capacitar com cursos de idiomas, de informática e na área que atuam para se manterem empregados e se adequar cada vez mais que há mudanças nas organizações. Isso acaba transformando o mercado de trabalho ainda mais competitivo e veloz.
As organizações precisam acompanhar as mudanças e as tendências tecnológicas, sem deixar de lado o que os consumidores necessitam. A vontade de crescimento das empresas está cada vez maior, por tanto a necessidade de profissionais que possuem a prática de empregabilidade é grande.
1. EMPREGABILIDADE
É o conceito no qual se estabelece para os profissionais, empregados ou não, a obrigatória preocupação no sentido maior de se manterem permanentemente atualizados e empregáveis, diante das exigências de formação, em face das habilidades, especializações e talentos que o mercado de trabalho requer. (Carvalho, Pedro Carlos de Empregabilidade, Campinas, 2011, p. 57)
Em 1914 quando Henry Ford criou sua linha de montagem em série, onde o objetivo era produzir automóveis em massa, em menos tempo e a um menor custo, ele não se preocupava em fazer carros do agrado de seus clientes, os consumidores tinham que se contentar com apenas um modelo de carro e todos da cor preta, mas o mundo mudou e a globalização de hoje, exige muito de suas empresas e empregados. Para uma empresa se manter ativa e forte no mercado precisa acompanhar constantemente as mudanças existentes no mundo para conseguir agradar os seus clientes e é quando entra a empregabilidade.
As organizações no final do século XX apresentaram interesse em acompanhar as mudanças e até hoje essas mudanças estão em maior número presentes entre as companhias.
Para que elas não ganhem mais concorrência no mercado ou perderem seus clientes e falirem, as empresas precisam cada vez mais acompanhar tendências às novas tecnologias, o comportamento dos consumidores e da sociedade para conseguir atender as necessidades exigidas por eles.
São vários itens que influenciam as empresas a mudarem, desde a situação da economia no mundo, as inovações tecnológicas, o comportamento dos seus clientes, os recursos naturais no ambiente onde situa uma organização, as legislações, as leis etc.
Todas as companhias iniciaram suas mudanças por que queriam atender mais rapidamente a uma resposta, simplesmente aumentar sua produção ou por outros motivos que foram citados acima, e hoje não são diferentes.
As empresas querem cada vez mais crescer em seu espaço, escutando seus consumidores, acatando suas necessidades em geral, dando-lhes o que eles buscavam, fechando o seu ciclo de concorrentes, pois os consumidores estão mais exigentes e dependendo do ramo em que a empresa está, vai ter que aprender a conviver constantemente com estas mudanças, ex: Empresas de Informática e Eletroeletrônicos.
Portanto, para uma pessoa estar apta para acompanhar essas constantes mudanças nas companhias, estando ou não empregadas à pessoa precisa
...