Emprendedorismo
Artigos Científicos: Emprendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edileno_brito • 25/5/2014 • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 1.506 Visualizações
1. “é um fenômeno que surgiu devido a relevâncias das pequenas e médias empresas na economia brasileira e também de outros países que provocou uma reorganização no mercado produtivo e financeiros destes países, muitos passando por períodos de recessão, levando ao fechamento ou desmonte de grandes organizações em unidade menores e também a migração da ênfase no setor produtivo para o setor de serviços”.
Sua resposta está correta. O trecho referido trata-se do mito do empreendedor-herói.
A desafios do empreendedor.
Elementos essenciais do empreendedor.
Sua resposta
Mito do empreendedor-herói.
A globalização da economia.
Ao espirito empreendedor.
2. Cunningham e Lischeron (1991 apud Hashimoto 2006) contestam a idéia de que o empreendedorismo é apenas “abrir um negócio próprio”, pois não considera que herda um negócio (Herry Ford II) ou quem compra empresas (Benjamin Steinbruck e Jorge Paulo Lemann) ou quem as gerencia como funcionário (Lee Iacocca) e diante disto os mesmos classificaram as escolas de pensamento no intuito de posicionar os estudos sobre o empreendedorismo.
Assinale a alternativa que corresponda a escola CLÁSSICA.
Sua resposta está correta. A alternativa correta que corresponde a escola clássica é a Inovação é a sua principal característica. Crê que o empreendedor é uma pessoa que “cria” algo e não que simplesmente o “possui”. Descoberta, inovação e criatividade são temas deste trabalho a qual Joseph Schumpeter se dedicou, as demais alternativas correspondem as Escolas Bibliográficas, Escolas da Administração, Escolas Corporativas e Escola de Liderança.
Mostra que o empreendedor é um líder que mobiliza as pessoas em torno de objetivos e propósitos e parte do pressuposto que nenhum empreendedor obtém resultados sozinho, sendo imprescindível saber montar sua equipe, motivá-la e desenvolvê-la para construir as coisas em conjunto.
As habilidades empreendedoras podem ser úteis em organizações complexas, para ações com foco específico, como abrir um novo mercado, expandir serviços ou desenvolver um produto. Ganhou relevância a partir da necessidade e das dificuldades das organizações em desenvolver os empreendedores internos ou o clima empreendedor.
Estuda a vida dos grandes empreendedores, mostrando que os traços empreendedores são natos e não podem ser desenvolvidos, onde a intuição que diferencia os empreendedores das demais pessoas.
Sugere que o empreendedor é uma pessoa que organiza e administra um negócio, assumindo riscos de prejuízos e lucros inerentes a ele planejando, organizando, dirigindo e controlando o empreendimento.
Sua resposta
A Inovação é a sua principal característica. Crê que o empreendedor é uma pessoa que “cria” algo e não que simplesmente o “possui”. Descoberta, inovação e criatividade são temas deste trabalho a qual Joseph Schumpeter se dedicou.
3. De acordo com Dornelas (2005 p.27-28) com base nestas premissas, é possível definir as seguintes fases em um processo empreendedor.
Analise as afirmações abaixo:
I. É a parte mais difícil, pois existe uma lenda “..segundo a qual a oportunidade é como um velho sábio barbudo, baixinho e careca, que passa ao seu lado. Normalmente você não o nota... Quando percebe que ele pode ajudar você, tenta desesperadamente correr atrás do velho e, com as mãos, tenta tocá-lo na cabeça para abordá-lo. Mas quando finalmente você toca na cabeça do velho, ela está toda cheia de óleo e seus dedos escorregam, sem conseguir segurar o velho, que vai embora...”
II. Talvez seja a que mais dê trabalho para os empreendedores de primeira viagem, visto que envolve vários conceitos que devem ser entendidos e expressos de forma escrita, em poucas páginas, dando forma a um documento que sintetiza toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar receitas e crescer etc..
III. Atualmente, com a globalização das economias e os mercados mundiais, e com a estabilização econômica do país, o Brasil passou a ser visto como um celeiro de oportunidades a serem exploradas pelos capitalistas, ainda mais com a elevação do país ao status de grau de investimento pelas agências internacionais que avaliam os riscos de investir nos países. Isso vem ocorrendo nos setores onde as empresas podem crescer rapidamente, como o de empresas de tecnologia, e já está mudando todo um paradigma de investimentos no Brasil, o que é saudável para o país e para os novos empreendedores que estão surgindo.
IV. Cada fase do processo empreendedor tem seus desafios e aprendizados e às vezes, o empreendedor identifica uma excelente oportunidade, elabora um bom plano de negócios e “vende” a sua idéia para investidores que acreditam nela e concordam em financiar o novo empreendimento. Aí é que entra o estilo de gestão do empreendedor na prática, que deve reconhecer suas limitações e saber, antes de qualquer coisa, recrutar uma excelente equipe de profissionais para ajudá-lo a gerenciar a empresa, implementando ações que visem a minimizar os problemas, e identificando o que é prioridade e o que é crítico para o sucesso do empreendimento.
Assinale a alternativa que corresponda respectivamente a seguinte sequencia:
Gerenciar a empresa criada - Identificar e avaliar a oportunidade - Determinar
...