Empresa Globo
Artigos Científicos: Empresa Globo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessacunhanx • 23/6/2014 • 1.703 Palavras (7 Páginas) • 233 Visualizações
INTRODUÇÃO
A pesquisa teve como fundamentação uma análise da estrutura organizacional do grupo Globo, levando em conta alguns aspectos dos ambientes interno e externo e sua estrutura administrativa. Projeto também levou em conta integração de várias empresas que atuam em setores diferentes, dispostas em uma organização por grupos de atividades, separadas em divisões independentes.
Desenvolvimento
História:
Rede Globo é uma rede de televisão brasileira, fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. É assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no exterior por meio da TV Globo Internacional. A emissora é a segunda maior rede de TV comercial do mundo, atrás apenas da americana American Broadcasting Company (ABC) e uma das maiores produtoras de telenovelas no planeta, fazendo parte do grupo empresarial Organizações Globo. A emissora alcança 98,44% do território brasileiro, cobrindo 5.482 municípios e cerca de 99,50% da população total do Brasil.
A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, e os principais estúdios de produção localizam-se no complexo conhecido como Projac, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A Rede Globo tem estúdios de produção em Vila Cordeiro, na cidade de São Paulo, onde também encontram-se o departamento de jornalismo e de onde gera parte da programação da rede. São, ao todo, 122 emissoras próprias ou afiliadas, além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.
Organizações Globo:
Organizações Globo é o maior conglomerado de empresas do setor de mídia do Brasil, atuando também no setor de telecomunicações. É também o maior conglomerado de mídia de toda a América Latina. A principal e mais conhecida empresa das Organizações Globo é a Rede Globo de Televisão, que é a maior rede de televisão do país e a segunda maior do mundo.
O grande salto da empresa aconteceu com a inauguração da Rede Globo (criada em 1964 e transmitida a partir de 1965), com a qual a empresa se tornou líder no segmento de mídia e expandiu negócios como com a portuguesa SIC, até atingir e consolidar o pioneirismo tanto de audiência como de faturamento.
Atualmente o grupo está envolvido em TV gratuita e paga, marketing, produção, estações transmissoras, satélite e TV a cabo, direitos de marketing internacional, jornais e revistas, editoras, rádios, operadores de cabos, websites, produções cinematográficas a indústria da música. O conglomerado é composto de mais de Organizações Globo é o maior conglomerado de empresas do setor de mídia do Brasil, atuando também no setor de telecomunicações. É também o maior conglomerado de mídia de toda a América Latina, superando inclusive a Televisa do México, sendo um dos maiores de todo o mundo. A principal e mais conhecida empresa das Organizações Globo é a Rede Globo de Televisão, que é a maior rede de televisão do país e a segunda maior do mundo, atrás apenas da American Broadcasting Company, a ABC, dos Estados Unidos da América.
A primeira iniciativa da holding foi o jornal A Noite, fundado e dirigido por Irineu Marinho, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Em 1925, com o sucesso do vespertino, Marinho decide fundar um segundo jornal, O Globo, para concorrer com os demais como Correio da Manhã, O Paiz, Gazeta de Notícias, O Jornal, Diário Carioca e Jornal do Brasil. Com a morte repentina de Irineu Marinho apenas semanas depois, seu filho Roberto Marinho herdou o jornal e passou à direção da empresa. Trabalhando ativamente na parte jornalística e administrativa, decidiu ampliar o negócio e investir em outras mídias além da impressa. Em 1944, inaugurou a Rádio Globo, também no Rio de Janeiro.
O grande salto da empresa aconteceu com a inauguração da Rede Globo (criada em 1964 e transmitida a partir de 1965), com a qual a empresa se tornou líder no segmento de mídia e expandiu negócios como com a portuguesa SIC, até atingir e consolidar o pioneirismo tanto de audiência como de faturamento.
Atualmente o grupo está envolvido em TV gratuita e paga, marketing, produção, estações transmissoras, satélite e TV a cabo, direitos de marketing internacional, jornais e revistas, editoras, rádios, operadores de cabos, websites, produções cinematográficas a indústria da música. O conglomerado é composto de mais de 80 empresas diferentes. No total são mais de 24.000 pessoas, nacionais e internacionais, compõem suas fileiras de empregados. Nos últimos tempos, a empresa pode aumentar sua receita em cerca de 24% (2010), que é o primeiro e mais importante resultado do foco estratégico em mídia eletrônica e as empresas de alta no mercado da publicidade.
Em pesquisa da Top Thirty Global Media Owners, realizada pela ZenithOptimedia com base nas receitas publicitárias de 2011, mostra que as Organizações Globo são o 17º grupo de mídia do mundo, atrás de gigantes como Google(1º lugar), News Corporation (3º) e Walt Disney Company (4º). 4 5. No total são mais de 24.000 pessoas, nacionais e internacionais, compõem suas fileiras de empregados.
Principais empresas:
Televisão aberta: Rede Globo de Televisão, Canal Futura;
Satélite e TV a cabo: NET, SKY;
Conteúdo para TV a cabo e satélite: G2C (Globosat);
Rádio: Sistema Globo de Rádio;
Jornais: Infoglobo Comunicações S/A;
Internet: Globo.com;
Revistas: Editora Globo;
Gravadora: Som Livre ,RGE;
Cinema /distribuidoras: Globo Filmes;
Licenciamentos: Globo Marcas;
Sociedades, outros negócios e participações: Geo Eventos.
Critério de departamentalização
• achatamento vertical da estrutura
• maior controle dos processos organizacionais
Variáveis
...