Empresa Orgânica
Pesquisas Acadêmicas: Empresa Orgânica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bastospaula • 11/9/2013 • 761 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
Empresas Orgânicas
• Descentralizada, Democrática ou Beta
• Motivação
• Organograma sistemas aberto
• Modelo sustentável
• Contrário á teorias de Taylor, Fayol entre outros.
• Foco pessoas
• Ex: Toyota
• Retorno financeiro consequência
________________________________________
.
Sistema Orgânico
1 – Propósito: Empresas existem para servir, para gerar valor para a humanidade (todos as pessoas que interagem com ela) de maneira equilibrada e sustentável.
2 – Estrutura: Empresas são conjuntos de times, células ou pessoas que se interagem horizontalmente visando servir cada vez melhor.
3 – Funcionamento: Empresas funcionam como organismos vivos, são adaptáveis e não lineares. As partes devem conter o todo e o todo nunca é igual à soma das partes. A geração de valor provém das interações e relacionamentos entre as partes.
4 – Pessoas: Pessoas são ”seres humanos”. Indivíduos com emoções e experiências altamente relevantes para os relacionamentos e consequente bom desempenho do organismo.
5 – Motivação: Pessoas são naturalmente automotivadas desde que trabalhem com autonomia num ambiente transparente que estimula o autoaprimoramento e movidas por uma causa nobre.
6 – Crescimento: Crescimento é natural, uma consequência do reconhecimento do mercado pela entrega do valor (ou pelo encantamento) gerado pela empresa.
7 – Liderança: O líder é escolhido pela equipe por ser sua maior referência, por ser aquele que demonstra maior paixão pelo propósito da empresa e pelas atividades das pessoas. Sistema Comando e Controle
1 – Propósito: Empresas existem para atender os objetivos financeiros de seus donos (ou maximizar retorno para os acionistas).
2 – Estrutura: Empresas devem ter uma hierarquia vertical (representada graficamente por um organograma) onde a pessoa mais importante é o dono (ou acionista).
3 – Funcionamento: Empresas funcionam como máquinas (onde as atividades devem ser superespecializadas, tudo pode ser medido com números, e a causa e efeito são lineares).
4 – Pessoas: Pessoas são “recursos humanos” que devem ser encaixados nas funções, nos cargos ou nos processos que constituem a máquina.
5 – Motivação: Os “recursos humanos” produzem mais quando submetidos a incentivos financeiros ou ameaças de perdas do mesmo.
6 – Crescimento: Crescimento pode ser planejado, ou seja, o tamanho da máquina pode ser definido, calculado e desenhado de acordo com o desejo dos acionistas e disponibilidade de recursos.
7 – Liderança: Liderar significa gerir, e a gestão é exercida pela figura do Gerente ou Gestor. Este é escolhido por um superior hierárquico para garantir que a máquina funcione como planejado e gere os resultados esperados.
Semco
A Semco surgiu nos anos 50 como uma empresa fabricante de centrífugas para a indústria de óleos vegetais. Mas com o decorrer dos anos, a empresa se moderniza, abre o leque e investe em outros negócios, ingressando fortemente na área de serviços, sempre em associações e parcerias com líderes mundiais.
Após desenvolver com sucesso diversos negócios na área de consultoria ambiental, gerenciamento de propriedades,
...