Empresa X
Tese: Empresa X. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neymarjr • 2/12/2013 • Tese • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
Estudo de Caso : Empresa X
Empresa X atua no ramo madeireiro, seu Market Share divide-se entre mercado interno e externo. Já está certificada e inclusive exportando para muitos países. Nos últimos anos está obtendo um crescimento impactante. Porém, a empresa X está enfrentando um momento de mudança. Atualmente, ela é composta por 3 diretores Sr. Evandro ( Dono empresa); Sr. Valter ( Diretor administrativo); Sr. Roberto ( Diretor Executivo). Na verdade, Sr. Evandro decidiu se afastar da empresa, já está com idade avançada, e percebe que dedicou uma vida inteira para construir esta empresa, que hoje é seu maior orgulho, mas está na hora de aproveitar um pouco a vida. Diante desta decisão está preparando as pessoas de sua empresa para caminharem sozinhos, sem sua presença.
OBS: Sr. Evandor possui 4 filhos e nenhum quis se preparar para tocar a empresa.
Contextualização dos diretores:
Sr. Valter é amigo de 25 anos do seu Sr. Evandro ( dono empresa). Seu Valter é um senhor de 23 anos de empresa, uma vasta experiência, senhor muito humano e querido na empresa e de tanto conviver já sabe como pensa seu Evaristo. Inclusive, dá respostas idênticas ao do seu Evaristo. Quando os funcionários querem algo que não tem coragem de falar ao Sr. Evandro vão pelo caminho do seu Valter.
Sr. Roberto é um rapaz novo e sua competência é reconhecida por todos. Sua formação é Engenheiro Florestal. Apesar de ser muito novo todos independentemente de qualquer pessoa reconhecem e admiram seu conhecimento, suas competências técnicas.
Sr. Roberto entrou na empresa estagiando uns 6 anos atrás para terminar sua graduação. Seu Evandro deu esta oportunidade ao rapaz e vendo seu potencial logo em seguida contratou-o. Ele trabalhou quase 1 ano na empresa e sua capacidade encantou a todos, porém Sr. Roberto tem dificuldade em se relacionar. Com personalidade forte, não sabe gerenciar suas emoções, é explosivo, e fala tudo que acredita que precisa falar de uma forma agressiva. AS pessoas até reconhecem que muitas coisas que o Sr. Roberto fala é real, porém a forma como fala machuca a todos. Também tem a seguinte posição “ tolerância zero” ( quando não vai do jeito que quer a demissão é a solução). Por este comportamento, teve um embate com o sr Valter a uns 5 anos atrás e pediu para seu Evandro escolher entre ele e seu Valter. Seu Evandro tem a postura de sempre valorizar mais, quem está mais tempo consigo. O que vai de encontro com a cultura da empresa X ( cultura do seu dono) é de não demitir. Seu Evandro acredita nas pessoas e tem a seguinte fala: se a pessoa não está dando conta do trabalho minha obrigação é prepara-la para tal função, dou treinamento, estudo, pago psicóloga...o que for necessário para permanecer com a pessoa na empresa).
Com estas informações fica óbvio quem ele escolheu. Demitiu o seu Roberto. Neste tempo arrumou outro engenheiro a qual foi preparando para assumir o lugar de diretor executivo. Quando o mesmo estava preparado decidiu ir fazer doutorado e abandonou a empresa. Seu Evaristo começou a pensar quem iria buscar, afinal o tempo está se esgotando para preparar alguém para cuidar da empresa juntamente com o seu Valter.
OBS: Sr. Evandro quando demitiu o Sr Roberto, emprestou uma sala para abrir um empresa de consultoria e indicou-o para todos seus colegas do ramo madeireiro para contratarem a consultoria de engenheiro florestal de Roberto. Ele fez um ótimo trabalho e ficou conhecido no Brasil todo, inclusive ganhou muito dinheiro.
Diante de todas estas variáveis Sr Evandro buscou novamente o Sr. Roberto para a empresa. Conversou com o Valter que diz que aceitou e que acreditava que ele poderia ter mudado seu comportamento.
Conversando com Roberto ele aceitou voltar, colocando algumas condições: tendo o mesmo salário do seu Valter e tendo o mesmo poder que ele. Ou seja , hoje na escala hierárquica os dois tem o mesmo poder. (são pares)
Ok! Hoje na empresa temos os 3 diretores (o dono) , seu Valter e seu Roberto. Porém, a empresa passa por um delicado momento. Os dois diretores Valter e Roberto se atacam constantemente, é visível para toda a empresa desde o
...