Empresas Fomais E Informais
Artigos Científicos: Empresas Fomais E Informais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/10/2014 • 641 Palavras (3 Páginas) • 583 Visualizações
ESTRUTURA FORMAL E INFORMAL
INTRODUÇÃO
A estrutura organizacional formal é aquela na qual todas as funções são especificamente definidas e são normalmente detalhadas por escrito, deixando pouco espaço para a interpretação. A informal consiste na estrutura social, incluindo a cultura corporativa, os comportamentos, as interações e as conexões sociais que ocorrem dentro de uma organização. Muitas organizações possuem ambas: uma estrutura formal, escrita, e uma estrutura mais informal, cultural.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil, o setor informal responde por algo entre 30% e 40% do PIB,1 e é no mercado de trabalho que a informalidade assume características mais dramáticas. Segundo Ramos (2002), nada menos do que 52,6% dos empregos são informais. A existência de um setor informal dessa magnitude tem impactos significativos sobre diferentes aspectos da economia. Pelo lado fiscal, um elevado grau de informalidade significa evasão e perda de base tributária. Além disso, a informalidade também pode ter efeitos prejudiciais sobre a produção, afetando o nível e a qualidade dos empregos gerados e, consequentemente, a produtividade e o crescimento da economia.
Caracteristicas:
Estrutura formal: É a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada em organogramas.
A organização formal é definida por padrões de relacionamento, que são fixados em regulamentos e leis.
As relações são concebidas de maneira impessoal, com as características de contatos secundários, ou seja, ligações indiretas, formais, deliberadas, racionais, categorizadas. O sistema de normas regulamentado contribui para a eliminação das hostilidades provenientes de ações baseadas em vínculos afetivos, que podem ser prejudiciais aos demais componentes da organização. Através da definição clara dos direitos e deveres, pretende-se, também, obter uma maior precisão e eficiência na execução das tarefas. Realmente, sendo enunciadas todas as atividades, existindo um sistema de procedimentos, as normas de conduta ficam claras, facilitando a ação dos membros componentes da organização.
A grande vantagem da estrutura organizacional formal é que não há dúvida de quem está no comando de quem. São de fácil compreensão e sustentadas por regras e regulamentos específicos. Ela deixa pouco espaço para má interpretação de processos e procedimentos. No entanto, uma das suas maiores desvantagens é que as camadas de burocracia podem atrapalhar o processo de tomada de decisão.
Estrutura Informal: Essa estrutura são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
• A grande vantagem da estrutura informal é que ela evolui constantemente e pode facilmente responder à situações de mudança rápida.
Essa estruturas organizacionais também têm suas desvantagens. Por exemplo, as comunicações que ocorrem dentro da estrutura "videira" são muitas vezes mal interpretadas, pois ela possui uma mentalidade que pode promover a fofoca e a propagação de desinformação dentro da organização. Finalmente, uma estrutura organizacional informal que exista dentro de uma cultura corporativa negativa pode criar uma atmosfera em que os trabalhadores se sintam a vontade para resistir às mudanças necessárias.
• Condicionantes facilitadores
Interesses comuns, falhas nas estruturas formais, “pontos de lazer”, disputa pelo poder.
CONCLUSÃO
A estrutura formal constitui o padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade.
Já a estrutura informal refere-se ao relacionamento interpessoal, isto é, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos).
O crescimento da economia informal faz com que profissionais formais abandonem os postos de trabalho para seguirem carreira na informalidade em busca de melhores remunerações ou condições, como exercer itinerário na própria casa e não ter que se preocupar com o caótico trânsito das grandes metrópoles brasileiras na hora do rush.
REFERÊNCIAS
• http://economia.culturamix.com/mercado
• http://jus.com.br/artigos/24615/empresa-individual-de-responsabilidade-limitada-eireli-vantagens-e-desvantagens-para-o-empreendedor
• http://admestruturaorganizacional.blogspot.com.br/2010/11/estrutura-formal-e-informal.html
...