Encerramento De Aterro Sanitário
Trabalho Escolar: Encerramento De Aterro Sanitário. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: canteiro • 28/3/2014 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 670 Visualizações
PROJETO DE ENCERRAMENTO E RECUPERAÇÃO DO ANTIGO LIXÃO
• Levantamento topográfico, investigação geológica, geotécnica e fidrogeológica;
Essas informações já foram analisadas pelos técnicos da CETESB, pois foram apresentadas juntamente ao estudo de alteamento do Aterro Sanitário Municipal, conforme apresentado à CETESB através do ofício nº30/2013.
• Representação em planta planialtimétrica, em escala não inferior a 1:20.000, do uso do solo, das águas subterrâneas e das águas superficiais num raio mínimo de 200m;
Essas informações já foram analisadas pelos técnicos da CETESB, pois foram apresentadas juntamente ao estudo de alteamento do Aterro Sanitário Municipal, conforme apresentado à CETESB através de ofício.
• Reconformação geométrica do maciço e proposição de cobertura final;
Essas informações já foram analisadas pelos técnicos da CETESB, pois foram apresentadas juntamente ao estudo de alteamento do Aterro Sanitário Municipal, conforme apresentado à CETESB através do ofício nº30/2013.
Para a cobertura final do Aterro Sanitário Municipal será realizado o plantio de grama tipo Esmeralda, Batatais ou São Carlos.
• Sistema de drenagem, acumulação e tratamento de líquidos percolados;
Os líquidos percolados são direcionados para um sistema de drenos horizontais e verticais existentes no Aterro Sanitário, os drenos são compostos de tubulações de concreto perfurado envoltos de uma camada de rachão/pedra de forma a evitar o entupimento dos furos existentes nos tubos de concreto. Essa camada de rachão é envolta por uma tela de forma a dar sua sustentação. Os líquidos percolados são direcionados até duas lagoas de contenção (Lagoa 1 e Lagoa 2) existentes na área do Aterro Sanitário. Esses líquidos ficam armazenados até serem destinados, com a utilização de caminhões tanque, para uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) existente no município. A Figura 1, abaixo, mostra a Lagoa de acúmulo de chorume.
Figura 1: Lagoa de contenção de chorume existente no Aterro Municipal.
• Sistema de drenagem de águas pluviais;
As águas pluviais serão drenadas por canaletas meia cana de 300 mm de diâmetro instaladas em todas as bermas dos taludes existentes no Aterro Sanitário Municipal.
• Sistema de drenagem de gases;
O sistema de drenagem de gases consiste na coleta dos gases gerados durante a degradação da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos domiciliares. Esses gases gerados durante a operação do aterro são drenados por um sistema de drenos constituídos por tubos de concreto perfurados que são envoltos por rachão/pedras e uma tela para dar sustentação deles. Os gases são direcionados à camada superficial do aterro sanitário onde, nas pontas dos drenos, são queimados a fim de eliminar a emissão de metano.
• Plano de monitoramento geotécnico, de gases e das águas superficiais e subterrâneas na região do aterro;
O monitoramento geotécnico do maciço do Aterro Sanitário será realizado através do monitoramento anual de dez pontos. Cada ponto será analisado mensalmente e serão gerados quatro relatórios trimestrais e um relatório anual com as informações coletadas durante o ano de monitoramento.
O monitoramento ambiental será realizado através de várias ações, são elas:
*01 Análise atendendo ao disposto na Decisão da Diretoria 103/2007 da CETESB;
*04 Análises das águas superficiais, conforme CONAMA 357/2005;
*03 Análises dos líquidos percolados conforme resolução CONAMA 430/2011;
*04 Análises de águas subterrâneas, em cada um dos quatro postos de monitoramento, conforme portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde;
Os resultados das análises das águas superficiais, subterrâneas e dos líquidos percolados serão compilados em 04 relatórios analíticos trimestrais e 01 relatório analítico anual.
O monitoramento dos gases não será realizado através de algum tipo de análise, a única ação realizada será a queima dos gases gerados pelo Aterro Sanitário Municipal de forma a atenuar os possíveis impactos ao ar, que poderiam ser ocasionados com a emissão de metano.
Além desses monitoramentos será realizado um estudo gravimétrico da composição dos resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal, de forma a se conhecer a característica dos resíduos que estão sendo aterrados, possibilitando assim uma previsão da geração de líquidos percolados e gases.
• Cobertura vegetal;
Após finalização do maciço será realizada a cobertura vegetal de grama “batatais”. A utilização de cobertura vegetal é importantíssima para proteger a superfície do maciço e dos taludes de processos erosivos que possam vir a afetar o local.
A Figura 2, abaixo, mostra a cobertura vegetal existente em alguns taludes do Aterro Municipal.
Figura 2: Cobertura vegetal existente no Aterro Sanitário Municipal.
• Isolamento físico e visual da área do aterro;
O Aterro Sanitário Municipal possui sistema de isolamento e também barreira vegetal.
O isolamento físico encontra-se instalado no perímetro todo do aterro e é composto de cerca de
...