Energia De Ionização E Afinidade Eletronica
Artigos Científicos: Energia De Ionização E Afinidade Eletronica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: araujolizz • 6/5/2014 • 361 Palavras (2 Páginas) • 925 Visualizações
Energia de Ionização e Afinidade Eletrônica
A energia de ionização é a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo. Tal energia é dependente de dois fatores:
* Carga Nuclear (que é positiva e responde ao número de prótons).
* Tamanho do átomo (que pode ser expresso através do raio atômico).
Logo, na tabela periódica, o potencial de ionização varia da esquerda para direita, pois a carga do núcleo aumenta e o raio atômico diminui. Portanto, quanto menor o tamanho do átomo, mais próximos os elétrons estão do núcleo, maior é a força de atração, assim, exige-se maior energia para arrancar um ou mais elétrons.
Ainda dentro de energia de ionização tem-se diferença de potenciais, à medida que retiramos o primeiro, o segundo e o terceiro elétron de um mesmo átomo, o potencial de ionização aumentara consecutivamente, pois a força de atração entre o núcleo e os elétrons restantes torna-se cada vez maior. Portanto a 1ª EI < 2ª EI < 3ª EI < ... e assim sucessivamente. O potencial de ionização é medido em elétron-volt (eV).
Já a eletroafinidade ou afinidade eletrônica, é a energia liberada quando um átomo isolado de determinado elemento químico no estado fundamental (no estado gasoso) recebe um elétron, transformando-se em um ânion. Para os gases nobres, essa propriedade não se aplica, pois são elementos estáveis.
Outra propriedade presente é a capacidade que um átomo tem de atrair elétrons, quando estes estão compartilhados com outro átomo em uma ligação química, essa capacidade denomina-se eletronegatividade. A medição da eletronegatividade se dá por uma escala que Linus Pauling propôs que atribui o valor 4,0 para o átomo mais eletronegativo (flúor) e os valores para os outros átomos são atribuídos por comparação. Na tabela periódica, a eletronegatividade:
* Nas famílias: cresce de baixo para cima
* Nos períodos: cresce da esquerda para direita.
Por fim tem-se a eletropositividade ou caráter metálico, onde é designada a capacidade que o átomo tem de perder (repelir) elétrons quando estes estão compartilhados com outro átomo. É o inverso da eletronegatividade. Na tabela periódica, a eletropositividade:
* Nas famílias: cresce de cima para baixo
* Nos períodos: cresce da direita para a esquerda
O elemento mais eletropositivo é o frâncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70.
...