Energia Potencial De Um Dipolo Elétrico
Ensaios: Energia Potencial De Um Dipolo Elétrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amanda07 • 23/9/2014 • 441 Palavras (2 Páginas) • 3.610 Visualizações
Uma energia potencial pode ser associada à orientação de um dipolo elétrico em relação a um campo elétrico.
A energia potencial do dipolo é mínima quando o momento de dipolo p está alinhado com o campo E. A energia potencial é maior para todas as outras orientações.
Temos então que:
U = - p . E . cosθ
Que na forma vetorial vem:
U= -p ⃗∙E energia potencial de um dipolo
Observação:
U = - p.E para θ = 0 (U é mínimo) p e E estão alinhados e apontam para o mesmo sentido.
U = p.E para θ = 180º (U é máximo) p e E estão alinhados e apontam em sentidos opostos.
Dipolo em um Campo Elétrico
Definimos o momento dipolar p de um dipolo elétrico como um vetor que aponta da carga negativa para a carga positiva do dipolo.
Veremos que o comportamento de um dipolo na presença de um campo elétrico externo E pode ser totalmente descrita em termos dos vetores E e p, sem levar em conta a estrutura detalhada do dipolo.
Considere um dipolo com cargas q e – q, separadas por uma distância d, na presença de um campo elétrico E. O momento dipolar p faz um ângulo θ com o campo.
As duas extremidades do dipolo estão sujeitas a forças eletrostáticas. Como o E é uniforme, as forças têm sentidos opostos e o mesmo módulo F = q . E. Assim, como E é uniforme, a Ftotal é nula e o centro de massa do dipolo não se move.
Entretanto as forças que agem sobre as extremidades do dipolo produzem um torque τ em relação, ao centro de massa dado por:
τ ⃗=F ⃗.d.senθ
Substituindo F = q . E e p = q . d, temos:
τ = p . E . senθ
Generalizando para forma vetorial.
τ ⃗= p ⃗ × E ⃗ Torque de um dipolo
O torque aplicado ao dipolo tende a fazer girar o vetor p na direção do campo E, diminuindo o valor de θ.
Obs: quando o torque produz uma rotação no sentido horário, consideramos o módulo do torque como sendo um número negativo.
...