: Enfoques Teóricos Da Sociologia Na Educação: Sociologia
Dissertações: : Enfoques Teóricos Da Sociologia Na Educação: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rofu • 20/11/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 1.134 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE OSASCO
PEDAGOGIA
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia
Tutora:
Osasco
Setembro 2013
Quando Max Weber apontou a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, ele quis dizer que nossos professores estão apenas seguindo os procedimentos de ensinar os alunos somente com o que é proposto e não estão muito interessados a ensinar de forma adequada.
Quando o professor faz com que o aluno apenas decore um determinado conteúdo, ele contribui para que o aluno não tenha uma liberdade maior de construção do conhecimento.
O mundo racionalizado e burocrático acaba inserindo o ser humano neste processo limitando suas opções, trazendo problemas de altitudes.
É importante que o professor de oportunidade para que o aluno possa expressar sua opinião, pois é muito importante para sua formação.
Resumo
O professor deveria proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão, porem para que isso ocorra não bastam apenas os conteúdos, mas sim a maneira com eles são passado.
Simplesmente os conteúdos são passados sem se importa se o aluno esta aprendendo ou não, o professor precisa se dedicar ao ensinar não simplesmente por almejar uma profissão.
O professor deve adotar ética não partidária na sala de aula, ou seja, quando o professor apresenta um conteúdo ele não deve expor sua opinião, porem se o fizer deve ser sincero em dizer que esta expondo a sua opinião.
Pois o aluno encontra-se em seu processo de formação identificadora, por isso o professor adquire um papel fundamental para a formação do aluno.
Para Max Weber, muitos professores não adotam esta maneira de ensinar, para ela o professor deveria propor algo que incentive a reflexão do aluno. Ao invés disso passam com um rolo compressor pelas diferenças dos alunos, pois a educação constituída por caráter institucional, racional e burocrático impede que os alunos tenha liberdade de maior construção de conhecimento.
O educador deve utilizar métodos diferentes e chamativos para os seus alunos expresse sua habilidades, ideias e reflexão não apenas no âmbito familiar, mas sim por toda sua vida social, desse modo o professo deixaria de ter apena um papel de treinador que despeja conteúdos em seus alunos e faz com que eles o decorem.
Com tudo a possibilidade de mudança desse quadro não pode ser ignorada e para equilibrá-lo é preciso despertar o carisma.
...