Eng Metodos
Exames: Eng Metodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jejeka • 25/11/2014 • 447 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Etapa 1
Aula-tema: Fundamentos da Engenharia de Métodos/Resolução de Problemas
Esta atividade é importante para que você observe operações e, a partir dessas observações, identifique os problemas relacionados a essa atividade.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Aluno)
Pesquisar, em sites e livros da área de Engenharia de Métodos, sobre a evolução dos estudos ao longo do tempo, obtendo informações sobre:
1. Histórico
Durante muito tempo houve discussões relativas ao que era mais importante estudo de tempos ou de movimentos, então percebe-se que não há distinção, entretanto um completa o outro. O que se recomenda é a realização do estudo de movimentos antes do estudo de tempos, movimentos racionalizados levam a um melhor resultado em tempo.
É importante ainda, entender que a aplicação do estudo de tempos e de movimentos de maneira rígida, utilizadas as melhores ideias de Taylor e de Gilbreth.
A consolidação e disseminação destes trabalhos foram realizadas pela ASME (American SocietyofMechanicalEngineers).
2. Origem e segmentos aplicados inicialmente
Métodos mais comuns que foram utilizados:
Cronometragem, tempos elementares;
Tempos sintéticos e amostragem do trabalho.
Utilizando o planejamento e programação, controle dos custos de mão de obra, entre outras.
3. Principais nomes relacionados
A Engenharia deMétodos, também conhecida como estudo de tempos e movimentos surgiu, basicamente, do trabalho de três pessoas:
Frederick H. Taylor – estudo de tempos
Frank e LillianGilbreth – estudo de movimentos.
Taylor iniciou os estudos relativos ao seu trabalho em 1881 (Midvale Steel Company) Formado em engenharia mecânica e considerado o pai da administração científica e da engenharia de produção é uma das figuras mais controversas da história da industrialização.
Frank e Lillian iniciaram os estudos em 1885, ela sendo psicóloga e ele engenheiro usaram a formação complementar para compreender o fator humano, bem como materiais, ferramentas e equipamentos, onde iniciaram o estudo de movimentos e micro movimentos, ciclo gráfico, cronociclográfico, gráfico de fluxo do processo, estudos sobre monotonia, fadiga e transferência de habilidade entre os profissionais.
4. Surgimento e evolução no Brasil
No Brasil, desenvolveu-se com o nome de Engenharia de Produção e/ou Econometria, a partir de 1950. Outros fatores como o recente desenvolvimento japonês e a adoção da temática da qualidade e produtividade como pontos centrais nas empresas e organizações privadas, públicas, industriais, serviços e de governos, consolidaram essa difusão.
Como nasceu dentro da Engenharia Mecânica, a Engenharia de Produção industrial, da Econometria se dedicou
...