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Entendimento - Corpo cênico

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Por:   •  19/10/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

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O Corpo Cênico, Estado cênico.

A última parte do texto nos traz exemplo das sensações apreendidas de grandes artistas da cena quando estão exercendo sua arte. Podemos comprovar por vários exemplos que treinando o corpo afim de elevá-lo a um ponto que chama a atenção de quem o vê , atingindo assim o que chamamos de corpo cênico e criando um estado de profunda atenção e presença que podemos chamar de estado cênico, o artista parece ter a sensação de profunda integridade com o espaço e tempo. O artista, com esse nível elevado de presença tem quase a sensação de sair de si. Como diz a bailarina Marina Salomon.

“Durante os ensaios de alguns trabalhos específicos eu costumava ter a sensação de que iria sair de mim, como se eu fosse perder a consciência” (Marina Salomon)

Mas não seria a perda da consciência e sim o uso efetivo dela. Pois essa sensação se dá por verdadeiramente estar dentro da situação exigida, estar verdadeiramente jogando o jogo cênico. A sensação se dá pelo o artista estar dentro da realidade.

Uma vez estando verdadeiramente dentro do jogo cênico, o artista da cena fica totalmente exposto, sem suas armaduras (que o artista da cena geralmente usa, por insegurança e para sua comodidade) que são destruídas pelo o estado cênico, o artista conquista novas percepções e possibilidades mais amplas da obra que se executa.

“Você fica exposto e vulnerável diante da audiência, e, na verdade, você não atua bem a não ser que esteja vulnerável. Se você perder a vulnerabilidade não será um bom ator” (Honora Fergusson)

“Quando você está se arriscando, como supostamente acontece no teatro, você sente que está enfrentando riscos como mergulhadores enfrentam riscos. Há risco de vida espiritual, vida mental ou vida física.” (Fred Newman)

“Você tem que sair da sua caixa, dos seus preconceitos, sair fora da sua idéia imediata de

civilização e cultura. Cada uma dessas coisas é uma espécie de caixa. […] Nós temos antenas;

elas têm de estar expostas. Você tem que fazer com que essas antenas estejam vivas e vibrantes, estendidas no espaço.” (Fred Newman)

O corpo cênico que ao mesmo tempo experimenta o espaço e tempo, também os potencializa. Criando uma atmosférica cênica onde o espectador se sente convidado a mergulhar nela:

“A relação com o espaço – a maneira como o meu corpo se conecta com o espaço, como o espaço entra no meu corpo – me traz a sensação de uma prática espiritual.” (Marina Salomon)

O profundo estado que é o estado cênico usa tudo que está ao redor, todas as sensações, as dores que sente em prol da arte. Assim uma gripe que o ator passa se traduz de alguma forma quando em cena, agregando de alguma forma a cena. Ou seja consegue-se usar a favor da cena qualquer aspecto da realidade que se encontra o artista.

“Eu digo que quando estou no palco estou fazendo as pessoas gozarem enquanto estou gozando. Para mim acontece nesse nível de sexualidade. […] No palco você está absorvendo uma química louca que o seu corpo produz. É uma bomba! […] Quando eu digo ‘elevada’ quero dizer que eu sinto como se eu não tivesse corpo, quase isso. É uma experiência espiritual.

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