Enterprise Resource Planning Ou Planejamento
Artigos Científicos: Enterprise Resource Planning Ou Planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: qualquer100 • 1/12/2013 • 956 Palavras (4 Páginas) • 597 Visualizações
Na área de desenvolvimento de sistemas de informação,
aparece como opção para as organizações,
um novo produto denominado ERP – Enterprise
Resource Planning ou Planejamento de Recursos
Empresariais, o qual foi concebido para atuar em todos
os momentos do negócio, desde a concepção
de um produto, compra de itens, manutenção de inventário,
área orçamentária e financeira, até auxiliar
na gestão de recursos humanos, interação com fornecedores
e clientes e acompanhar ordens de produção.Há, também, módulos específicos voltados
para gerentes e executivos, nos quais as informações
são filtradas e resumidas, indicando tendências
e visualizando padrões de referência para tomada
de decisões de cunho estratégico.
Encontra-se entre os diversos tipos de sistemas
de informações, o denominado EIS - Executive
Information System, o qual foi traduzido como SIE -
Sistema de Informações Executivas. Este tipo de
sistema de informação tem como objetivo primordial
ampliar as possibilidades de alternativas para problemas
organizacionais, assim como permitir a exploração
das informações disponíveis que possibilitem
ao gestor traçar novos rumos e comportar-se
de maneira pró-ativa face ao ambiente em que se
encontra.
A literatura disponível sobre SAD não deixa muito claro o que vem a ser um SAD. Existem muitas definições que são contraditórias e que podem, inclusive, ser confundidas com definições de outros tipos de SI.
Dentre as definições consultadas, ilustremos com três:
• "SAD é um sistema de informação que apoia qualquer processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional" [SPRA91].
• "SAD é um sistema baseado em computador que auxilia o processo de tomada de decisão utilizando dados e modelos para resolver problemas não estruturados " [LUCA90].
• "SAD é uma estratégia de implementação que torna o computador útil ao gerente" [ROCK86].
Analisando essas definições, algumas questões podem ser levantadas, como, por exemplo:
• Um EIS também auxilia o processo de tomada de decisão na área de planejamento estratégico e, nem por isso, é chamado de SAD. O mesmo acontece com MIS na área de controle gerencial e com EDP na área de controle operacional.
• Um SAD também serve para auxiliar a resolução de problemas estruturados.
• Todo SI pode ser útil ao nível gerencial e, nem por isso, todo SI será um SAD.
O conceito de Data Warehouse surgiu da necessidade de integrar dados corporativos espalhados em diferentes sistemas de informação, para torná-los acessíveis a todos os usuários que precisam desses dados para tomar algum tipo de decisão.
Normalmente, os sistemas transacionais suportam as operações básicas do cotidiano dos seus usuários. O SGA (Sistema de Gestão Acadêmica da PUC Minas) é um sistema transacional, pois, professores, funcionários e alunos utilizam tal sistema para acompanhar e controlar o cotidiano acadêmico dos cursos da Universidade. Entretanto, os dados relevantes abrangem geralmente apenas a situação atual do semestre letivo corrente. Em relação aos semestres anteriores, o SGA só contém dados do último momento do semestre.
No ambiente de Data Warehouse, os dados consistem de um retrato no tempo (snapshot) e podem abranger longos períodos, sendo atualizados periodicamente e não em tempo real. Toda estrutura de dados do Data Warehouse tem um elemento de tempo como referência, tais como: dia, mês, semestre, ano, quase sempre concatenado com a identificação do dado.
O Data Warehouse tem como objetivo suportar o processamento analítico on-line (OLAP), ou seja, ele é estruturado por assunto ou tema para responder algumas questões, como por exemplo: qual foi o total de evasão de uma turma de um determinado curso em um período de tempo e quais foram os professores que trabalharam com esta turma. Já os sistemas transacionais são orientados por transações (OLTP - processamento de transações on-line), como por exemplo, viabilizar o lançamento de notas, a emissão de boletas, a realização de matrícula do aluno, etc.
Existe uma forte ligação entre esses tipos de sistemas (OLAP e OLTP), pois a geração dos dados do Data Warehouse ocorre a partir dos dados dos sistemas transacionais. Para o sucesso da implementação do Data Warehouse é muito importante construir também um catálogo com a descrição dos dados que participam do novo ambiente. Os dados que compõem este catálogo são chamados de metadados, ou seja, dados acerca dos dados. Alguns
...