Entrevista De Enfermagem
Artigos Científicos: Entrevista De Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IngridColuna • 10/3/2015 • 333 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
1. Introdução
A Entrevista de enfermagem surgiu em nosso país na década de sessenta e sua legalização ocorreu em 25 de junho de 1986 através da Lei nº 7.498/86, que regulamentou o Exercício da Enfermagem e estabeleceu essa atividade como privativa do enfermeiro. Em 1993, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através da Resolução COFEN/159, estabeleceu a obrigatoriedade da realização da consulta de enfermagem em todos os níveis de assistência à saúde, tanto em instituições públicas quanto privadas (BARBOSA; TEIXEIRA; PEREIRA, 2007).
A consulta de enfermagem (CE) apresenta-se como direcionadora das ações de enfermagem dispensadas ao cliente, estando fundamentada na necessidade de cientificidade das ações desenvolvidas. A consulta de enfermagem pode ser definida como: “atividade diretamente prestada ao paciente, por meio da qual são identificados problemas de saúde-doença, prescritas e implementadas medidas de enfermagem que contribuem à promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente” (MACIEL; ARAÚJO, 2003).
A consulta de enfermagem supõe a entrevista para coleta dos dados, o exame físico, o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem, a prescrição, a implementação dos cuidados e a orientação das ações relativas aos problemas encontrados. A partir dos diagnósticos efetivados, a enfermeira adotará condutas de resolutividade própria, ou encaminhará o cliente ao profissional ou serviço competente (MACIEL; ARAÚJO, 2003).
A entrevista de enfermagem acontece rotineiramente entre o profissional e o cliente, com interação face a face. Sendo assim, tem que haver uma comunicação clara e total confiança do cliente para com o enfermeiro (SILVA, 1998).
Barnlund (1978), define comunicação interpessoal como aquela que é desenvolvida “em situações sociais relativamente informais em que pessoas, em encontros face a face sustentam uma interação, concentrada através da permuta recíproca de pistas verbais e não verbais”. Nessa definição incluem-se cinco critérios, com os quais a situação de consulta de enfermagem encontra correlação: existência de duas ou mais pessoas em proximidade física e que percebam a presença uma da outra; uma pessoa se comunica como consequência da comunicação da outra; troca de mensagens; compreensão das mensagens verbais e/ou não verbais e informalidade e flexibilidade (SILVA, 1998).
...