Epidemiologia
Seminário: Epidemiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gatama • 7/3/2014 • Seminário • 362 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
Incidência:
Refere-se à qualidade de incidente, ao ato de incidir.
Usada em epidemiologia, a Incidência pode referir-se ao risco, ao número e ou a proporção de doentes ou doenças novas surgidas numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.
A expressão matemática para o cálculo da incidência é a seguinte:
Nº de casos novos de uma doença ocorridos numa população em determinado período x 1.000
______________________________________________________
Nº de pessoas sob risco de desenvolver a doença durante o mesmo período
Prevalência:
Qualidade daquilo que prevalesce .
Na epidemiologia pode ser usada para medir a magnitude de uma doença em determinada população em um determinado momento temporal, pode ser dividida em dois tipos:
A Prevalência de período: é realizado a analise de dados desejado durante um determinado periodo.
A Prevalência pontual: a analise de caso desejado é realizada em determinada data. Tendo uma visão instantanea, condiçoes no exato momento do estudo.
Formula para se calcular o indice de plevalência:
nº de casos de determinada doença em um dado local e período x 10n
população do mesmo local e período
Epidemia:
Do grego ; epi (sobre) + demos (povo)
È a incidência de um grande número de casos de uma doença infecciosa e transmissivel , em curto período de tempo que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
Endemia:
Endemos, em grego clássico, significa "originário de um país, indígena", "referente a um país", "encontrado entre os habitantes de um mesmo país”
É utilizada para se referir a qualquer doença infecciosa e transmissível, de duração continua que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outros lugares.
Pandemia:
Pandemia, palavra de origem grega, formada com o prefixo neutro pan e demos.
A pandemia é uma epidemia, que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Bibliografia:
MENEZES, ana m.b ; epidemiologia básica; http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=6&ved=0CEsQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.jornaldepneumologia.com.br%2Faudiencia_pdf.asp%3Faid2%3D258%26nomeArquivo%3D1999_25_3_6_portugues.pdf&ei=iN4NU478Da7QsQSwtoEg&usg=AFQjCNF61ELSm8x6HTUg_edrv7bPHixcZg
...