Equlibrio Quimico
Trabalho Universitário: Equlibrio Quimico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roberthlexandro • 18/10/2012 • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 794 Visualizações
Solução, dispersão coloidal e suspensão
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
As partículas dispersas:
são moléculas ou íons comuns têm diâmetro menor que 1 nm (10dispersão coloidal : as partículas dispersas têm diâmetro entre 1 e 100 nm são agregados de moléculas ou de íons comuns, ou macromoléculas, ou macroíons isolados não se sedimentam sob a ação da gravidade, nem sob a ação dos centrifugadores comuns, mas sim sob a ação de ultracentrifugadores não são retidas por filtros comuns, mas o são por ultrafiltros não são detectadas ao microscópio comum, mas o são com o auxílio do microscópio eletrônico e do ultramicroscópio.
Na suspensão:
as partículas dispersas têm diâmetro maior que 100 nm são agregados de moléculas ou de íons sedimentam-se pela ação da gravidade ou dos centrifugadores comuns são retidas pelo filtro comum e são detectadas a olho nu ou com o auxílio de microscópios comuns.
Classificação das soluções
Quanto ao estado físico:
sólidas líquidas gasosas
Quanto à condutividade elétrica:
eletrolíticas ou iônicas não-eletrolíticas ou moleculares
Quanto à proporção soluto/solvente:
diluída concentrada não-saturada saturada supersaturada
Tipos de concentração
% em massa: _massade soluto_ massa de solução ´ 100
% em volume: _volume de soluto_ volume de solução ´ 100
(só é usada quando soluto e solvente são ambos líquidos ou ambos gasosos)
concentração em g/L: massa de soluto em gramas volume de solução em litros
concentração em mol/L: _quantidade de soluto (mol)_ volume de solução em litros
concentração em molalidade: _quantidade de soluto (mol)_ massa do solvente em kg
concentração em fração molar de soluto: _quantidade de soluto (mol)_ quantidade de solução (mol)
Diluição e titulação
Diluição é uma operação em que se acrescenta solvente à solução. A quantidade de soluto permanece constante.
Titulação é uma operação de laboratório através da qual se determina a concentração de uma solução A medindo-se o volume de uma solução B de concentração conhecida, que reage completamente com um volume conhecido da solução A.
Colóides
Estado coloidal - A passagem de sol a gel é reversível. As partículas dispersas têm película de solvatação, que estabiliza o colóide.
Exemplos: proteínas em água, amido em água, gelatina em água e a maioria dos colóides naturais.
Colóide irreversível ou liófobo ou hidrófobo - os processos vitais estão associados ao estado coloidal.
Industrial - preparo de geléias, maionese, creme chantilly, etc.
Fonte: fisica.net
Soluções Químicas
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Classificação das Soluções
Quanto ao estado físico:
sólidas
líquidas
gasosas
Quanto à condutividade elétrica:
Eletrolíticas ou iônicas
Não-eletrolíticas ou moleculares
Quanto à proporção soluto/solvente:
Diluída
Concentrada
Não-saturada
Saturada
Supersaturada
Concentração das Soluções
Um sistema homogêneo (solução) em equilíbrio fica bem definido após o conhecimento das nsq substâncias químicas que o constituem (análise química qualitativa), da pressão e temperatura (variáveis físicas quantitativas) e da quantidade de cada um de seus componentes (análise química quantitativa). Estas quantidades em geral são expressas em relação à quantidade de solução; outras vezes utiliza-se como referência a quantidade de um de seus constituintes que poderá então ser chamado solvente e em geral é o disperso predominante. Tais frações quantitativas são chamadas concentração.
Concentração é um termo genérico. Por si só não é uma entidade físico-química bem definida, faltando para tanto caracterizá-la dimensionalmente através da escolha das grandezas representativas das quantidades das substâncias químicas em questão. Por vezes é adimensional, representando, por exemplo, a relação entre a massa de soluto e a massa da solução; outras vezes é expressa em massa por volume; ou através de inúmeras outras maneiras. A escolha dimensional obedece a critérios baseados puramente na conveniência particular ao estudo que se pretenda efetuar. E esta conveniência particular em geral apóia-se no estabelecimento de equações simplificadas para expressar os princípios e leis do estudo em questão; ou então na maleabilidade operacional
...