Ergonomia, Antropometria E Biomcânica
Casos: Ergonomia, Antropometria E Biomcânica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LiLiKa181 • 20/5/2014 • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 1.636 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ALINE ARGUEJO
DIORGENES RABELO DE SOUZA
GUILHERME DALDEGAN DE AQUINO
JÉSSICA RODRIGUES SQUIZATO
BIOSSEGURANÇA: Ergonomia, Antropometria e Biomecânica
SÃO PAULO
2014
1
UNIVERSIDADE PAULISTA
ALINE ARGUEJO
DIORGENES RABELO DE SOUZA
GUILHERME DALDEGAN DE AQUINO
JÉSSICA RODRIGUES SQUIZATO
BIOSSEGURANÇA: Ergonomia, Antropometria e Biomecânica
Trabalho de conclusão de semestre apresentado à Universidade Paulista para aprovação em APS
Professora Dra. Sandra Castro Poppe
SÃO PAULO
2014
2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................. 3
2 OBJETIVO ........................................................................................................ 4
3 DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... 5
3.1 Ergonomia ........................................................................................................ 5
3.1.1 Ergonomia Física .............................................................................................. 5
3.1.2 Ergonomia Cognitiva......................................................................................... 6
3.1.3 Ergonomia Organizacional ................................................................................ 6
3.1.4 LER/DORT ........................................................................................................ 6
3.2 Antropometria ................................................................................................... 7
3.2.1 Antropometria aplicada na Ergonomia .............................................................. 7
3.3 Biomecânica ..................................................................................................... 9
3.3.1 Biomecânica auxiliando a Ergonomia ............................................................... 9 3.4 PREVENÇÃO ................................................................................................. 11
4 CONCLUSÃO ................................................................................................. 13
5 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................... 14
3
1 INTRODUÇÃO
A Ergonomia é o estudo da adaptação das condições, ambiente de trabalho e instrumentos ás capacidades antropométricas e biomecânicas do homem. É definida como a adaptação do trabalho ao homem, para realização dos seus objetivos e rotina. Estuda fatores para melhoria da adaptação do homem com insumos, máquina, ambiente, informação, processos, organização e consequências do trabalho na sua saúde, buscando segurança, conforto, proteção e saúde integra do trabalhador, promovendo sua qualidade de vida.
A Antropometria e a Biomecânica tratam das medidas físicas e movimentos do corpo humano, importante para a adaptação de seu corpo ao local de trabalho, ajudando no desenvolvimento de mobília, automóveis, ferramentas, entre outros produtos industrializados, e disposição destes.
Essas três ciências usadas em conjunto, servem para ajudar o trabalhador a ter uma boa postura, condições de trabalho e equipamentos adequados para que evite ao máximo um acidente de trabalho e patologias adquiridas por má postura, exposição a riscos físicos, biológicos e químicos.
4
2 OBJETIVO
Entenderemos ao longo desta revisão bibliográfica o conceito e definição de cada uma dessas ciências, enfatizaremos como devem ser respeitadas e colocadas em prática, a correlação para que haja um bom ambiente de trabalho, e os resultados causados pela ausência de investimento, tais como perda de produtividade, custos financeiros elevados e desnecessários devido ao afastamento do trabalhador e deterioração das relações humanas.
5
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Ergonomia
Ergon: trabalho Nomos: normas, leis; Derivada do grego, Ergonomia significa Normas de Trabalho. É o estudo da relação entre o ser humano e outros elementos ou sistema, a fim de aperfeiçoar o bem estar humano em seu posto de trabalho, estudo. Está é a definição oficial adotada em Agosto de 2000 pela IEA – Associação Internacional de Ergonomia.
Os fatores ergonômicos são aqueles que incidem no comportamento do trabalhador no trabalho, segundo Cavassa (1997). Podemos destacar os equipamentos, postos de trabalho, produtos, ambientes (grau de insalubridade, iluminação, temperatura) e como é executada sua atividade.
A aplicação da Ergonomia, conforme Couto (1995), não só ajuda a ter uma boa execução das atividades, como também uma diminuição com gastos laborais manifestados através do absenteísmo, rotatividade de funcionário, conflitos e falta de interesse, e também com possíveis afastamentos por doenças relacionadas ao desempenho errôneo das atividades ou acidentes de trabalho.
Existe uma Norma Regulamentadora específica à Ergonomia, a NR-17. Esta norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
A Ergonomia é divida em três tipos: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional, conforme IEA (2000).
3.1.1 Ergonomia
...