Ergonomia Seguranca Trabalho
Trabalho Escolar: Ergonomia Seguranca Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gorrette • 21/11/2013 • 313 Palavras (2 Páginas) • 1.281 Visualizações
Definição de Ergonomia: A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Foi definida como “o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência”. (VIEIRA 2007; IIDA, 2005).
01-Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
• O objetivo da Ergonomia é adaptar o trabalho às capacidades e possibilidades dos seres humanos.
• Identificar, analisar e reduzir os riscos ocupacionais.
• Adaptar o local de trabalho e condições de trabalho sobre as características do operador.
• Contribuir para a evolução de situações de trabalhos, no ponto de vista material e em aspectos sócios - organizacionais, assim o trabalho pode ser realizado com segurança, satisfação e eficiência.
• Controle a introdução de novas tecnologias nas organizações e sua adaptação as capacidades e habilidades da força de trabalho existente
• Definir requisitos para a compra de equipamentos ergonômicos, ferramentas e outros materiais.
• Aumentar a motivação e satisfação no trabalho.
04- No que consiste a abordagem macroergonômica? A abordagem macroergonômia consiste no desenvolvimento e aplicação da tecnologia na interface homem-máquina, em um nível macro, ou seja, em toda a organização. Essa abordagem macroergonômica mostra que aspectos de ordem social, política, psicológica e organizacional são tão importantes, quanto os aspectos de ordem física e ambiental. Devemos lembrar também que a abordagem macroergonômica inicia-se tendo como característica a abordagem top-down (estilo de programação), detectando as variáveis relevantes do sistema sócio-técnico e suas implicações para o projeto de toda a estrutura de trabalho e processos relativo.
05- Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia Indústria: Contribui para melhorar a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das operações industriais.
Aperfeiçoamento do sistema homem máquina.
Organização do trabalho.
Melhoria das condições de trabalho.
Agricultura e Mineração: Ainda é bem pouco utilizada
Máquinas agrícolas
Agrotóxicos
Equipamentos para mineração
Setor de Serviços: Setor que mais cresce atualmente
Criação de postos de trabalhos inexistentes
Produção que atendam as novas tecnologias
Bancos, escolas, centrais de abastecimentos
...