Escola De Educação Infantil E A Curiosidade Das Crianças
Monografias: Escola De Educação Infantil E A Curiosidade Das Crianças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ABenevene • 29/5/2014 • 637 Palavras (3 Páginas) • 1.087 Visualizações
Escola de Educação Infantil e a curiosidade das crianças
A escola de educação infantil tem a grande missão de fazer com que a criança recém chegada se adapte da melhor forma possível a este novo ambiente. É certo que a criança neste novo momento em sua vida pode se sentir insegura ao chegar em um ambiente novo, com muitas pessoas que ela nunca viu, tendo que seguir uma rotina, aprender a dividir suas coisas e conviver da melhor maneira com todos, mais também é o momento que os professores tem de explorar a grande curiosidade que as crianças trarão.
Os pequenos tem muita vontade de conhecer tudo a sua volta, tudo eles querem saber o por quê? Como faz? Para que serve? É o mundo do desconhecido que passa a ser desvendado e eles vêem o professor como um sábio, um mestre que será o canal para suas descobertas.
O saber despertar a curiosidade das crianças passa a ser uma missão de extrema importância para o bom profissional que atual em escolas de educação infantil, e não só de educação infantil como em todos os níveis da educação, pois o professor que sabe aguçar a curiosidade transforma seus alunos em pessoas dispostas a aprender a aprender, pesquisar cada dia mais e se aprofundar nos assuntos que mais lhes interessam.
Ao tratar da escola como um local de aprendizagem e de formação social, muitos profissionais acreditam que seu papel é encher os alunos de novos conceitos, é seguir um currículo e aplicar tudo o que está descrito nele, é mais ou menos como pegar uma caixa vazia e colocar dentro dela tudo o que couber da maneira que der. É uma pena que muitos professores só pensem em conteúdo, conteúdo, e mais conteúdo sem se preocupar com a importância da aplicação na prática.
Imagine como seria prazeroso se ao tratarmos de danos no meio ambiente como poluição de rios e desmatamento pudéssemos ir além da sala de aula e da teoria e buscar ver na prática como isso funciona. Desta forma o aluno tem mais prazer em aprender e tem maiores chances de se tornar um cidadão consciente, mais depende da boa vontade que este professor tem.
Um professor que age só conforme um currículo corre o risco de ter em sua sala de aula, alunos pouco interessados em aprender. É necessário que o professor se avalie diariamente e tenha interesse em saber também o que o aluno quer aprender, deixar que ele sugira temas para o desenvolvimento de projetos e tenha liberdade para se expressar.
Ao pensar em uma escola que não deforme o aluno, temos que ter em mente que esta criança terá que ser estudada pelo professor e suas concepções de vida serão analisadas e respeitadas dentro do contexto escolar. É importante que o professor conheça a bagagem que a criança já trás consigo, o docente tem que estar consciente que ele não é o mestre, o sabe tudo, e também tem muito o que aprender com o aluno. E a partir deste contexto as matérias podem ser trabalhadas da melhor maneira possível com um ótimo aproveitamento, só cabe ao professor saber desempenhar o seu papel e ter um sistema compatível.
Apesar de querermos uma educação que não deforme um ser, sabemos que o sistema por si próprio já faz isso, e quem aprende sempre modifica algo dentro de si, o que nos resta agir da melhor maneira possível para que essa mudança seja sempre positiva, transformando nossas aulas em momentos
...