A brinquedoteca na escola e sua importante função para a educação infantil
Seminário: A brinquedoteca na escola e sua importante função para a educação infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suel • 16/9/2013 • Seminário • 939 Palavras (4 Páginas) • 789 Visualizações
Titulo do Projeto: A brinquedoteca na escola e sua importante função para a educação infantil
Instituição Destinária: Creche Raimunda Mota, situada na Avenida São Vicente de Paula, S/n – Ibicaraí-Bahia
Público - alvo: Professores e alunos da Creche Raimunda Mota.
Local de Execução: Creche Raimunda Mota Período: 10 e 11de julho de 2008
Coordenadora: Cristiane Lessa de Santana
Atualmente, a maioria das escolas municipais de Educação Infantil destinadas a receber crianças de quatro a seis anos de idade adota o modelo escolar. Porém são pouco os espaços para as brincadeiras livres e tampouco a brinquedoteca. Os horários são rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha da criança. Dessa forma, a socialização pela brincadeira fica ausente, pois, o que prioriza é a aquisição de rendimento de escrita e cálculo. Na verdade, o que acontece é que grandes espaços internos e externos como salões, salas e corredores estão sempre vazios, e muitas vezes, estes são utilizados para as ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem correrias, empurrões e desordem.
Então, perante essas considerações, pode-se concluir que a criação de brinquedotecas nas escolas e creches seria uma grande ferramenta pedagógica para o Ensino Infantil contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, melhores rendimentos escolares. Como diz SANTOS (2003) ”acreditamos ser a creche um espaço a ser dividido entre o cuidar, por ser a criança um ser completo, que necessita de cuidados, bem como a promoção de seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Deve as instituições de educação infantil favorecer a construção da autonomia, da criticidade, da criatividade, da responsabilidade, da formação de conceitos rumo a formação do cidadão”.
Durante muito tempo, confundiu-se “ensinar” como “transmitir” e, nesse contexto, o educando era um agente passivo da aprendizagem e o educador um transmissor, sem interesse e acomodado a buscar novos caminhos de aprendizagem. A idéia de ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material e espaço pedagógico.
É nessa circunstância, que a brinquedoteca surge, ganhando espaço, oportunizando novos meios, novas direções que tornam a aprendizagem mais autêntica, mais prazerosa e estimulante, fatores estes, que contribuiria por excelência como um instrumento pedagógico dando margem ao educador, trabalhar e estimular a aprendizagem e, por conseguinte determinar o brincar como conteúdo dinâmico colaborador para a formação infantil.
brincadeira e jogo são atividades que assumem função lúdica e educativa
De acordo com SANTOS (2003, p. 180) ela afirma que “o brinquedo, que se constituem em recursos auxiliares para promover o desenvolvimento físico, mental e socioemocional”. Diante disso, pode-se dizer que ao simples ato de brincar a criança desenvolve o aprendizado, sua imaginação, criatividade, exercita suas habilidades e, além disso, aprende a viver e neste momento de liberdade aprende quando estimulada, adquirir novos conhecimentos educativos.
Portanto, é nesse caminho que o tema proposto visa alcançar, conscientizando os educadores a buscar novos caminhos para aprimoramento da Educação Infantil. Incentivando assim, a valorização da Brinquedoteca como desenvolvimento intelectual, emocional e social da criança. Pois, segundo a pedagoga especialista no assunto, Nylse Cunha, afirma que
“A brinquedoteca tem uma mensagem a dar para a Escola porque pode ajudar as crianças a favorecer um bom conceito de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados” (CUNHA; In: SANTOS, 2002, p. 2).
Propor uma nova reflexão para a educação com a visão de estimular e conscientizar a importância da brinquedoteca no contexto escolar. Argumentando de tal forma a desejar que novos princípios pedagógicos sejam levantados em questão, incentivando assim, novos subsídios ao desenvolvimento da Educação Infantil.
Explicar
...