Escritores Da Liberdade-Filme
Casos: Escritores Da Liberdade-Filme. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tassia2 • 23/10/2014 • 597 Palavras (3 Páginas) • 577 Visualizações
Filme: ’Escritores da Liberdade. ””
Assistido em: 11/10/2014
Atores Protagonistas: Hilary Swank (Professora Erin)
Tema Central: O filme conta a história de uma professora novata, que vai dar aulas em uma escola carente dos Estados Unidos, onde a violência e a segregação racial, fazem parte do cotidiano da escola.
Tempo de filme:123 minutos.
Escritores da Liberdade nos conta como uma jovem professora que , ao iniciar seu trabalho em uma escola carente de um bairro pobre de Estados Unidos, tem diante de si o desafio de educar jovens, que dificilmente , por conta do ambiente violento em que viviam, de drogas, gangues e passagens por reformatórios dificilmente pensariam em uma realidade de vida diferente para si mesmos, com a chegada da professora Erin, devagar essa realidade começa a mudar.
No começo do filme, vemos que a professora tenta abordar um método mais tradicional, como é esperado pela didática da escola, porém isso não surte resultado, pois no começo do filme vemos que esse método é questionado pelos alunos, dizendo que isto não tem utilidade em sua ‘’vida prática’’ ,de violência e morte de parentes, ou de amigos queridos, feitas pelas gangues das quais os estudantes participam.
Diante dos fatos, Erin se vê obrigada a mudar de metodologia, entregando a cada aluno um caderno, onde poderiam escrever, como em um diário, qualquer coisa que tivessem vontade, onde se desejassem poderiam ao final da aula, dividir os relatos com os demais alunos ou mesmo com a própria professora, deixando os cadernos em um armário.
Isso e o esforço da professora de ensina-los, mostrando outro tipo de realidade, leva-os a analisar sua situação de vida, não como vitima, mas como uma pessoa auto avaliativa, que é capaz de mudar sua realidade e ter responsabilidade por suas ações, pois vemos que ao longo do filme sua forma de ensinar vai se transformando, tornando-se humanista, porém é importante ressaltar que isso se dá sem perda do foco da realidade social em que ela e seus alunos se encontram.
Indo além do que era esperado de seu trabalho como professora, começa a introduzir junto aos estudantes um projeto de leitura, iniciado com o livro O Diário de Anne Frank, onde questões como o Holocausto e segregações raciais são abordadas, levando os estudantes a ver semelhanças na sua situação de vida, entre os grupos das gangues, e as questões abordadas em sala de aula.
Um dos resultados de seu projeto de leitura foi que os alunos, interessados na atitude de Miep que auxiliou a família Frank, escondendo-os durante a guerra, querem conhece-la, pois percebem que é possível fazer a diferença em seu meio ,por conta disso, acabam angariando fundos para traze-la aos EUA, acabando por mudar a imagem que se tinha da escola, quando se consegue traze-la aos Estados Unidos, onde o bom trabalho feito na sala 203, é divulgado pela imprensa.
Com a ajuda da divulgação do trabalho realizado, conseguem-se doações de computadores, onde os alunos escrevem suas histórias de vida, em um livro, chamado por eles de ‘’Escritores da Liberdade’’.
Como resultado do projeto, uma fundação foi criada pela professora e alunos , visando alcançar o sucesso
...