Escrituraçao Contabil Necessidade Ou Luxo
Dissertações: Escrituraçao Contabil Necessidade Ou Luxo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lunog • 5/10/2014 • 231 Palavras (1 Páginas) • 349 Visualizações
ESCRITURAÇÃO CONTABIL – NECESSIDADE OU LUXO?
Vivemos em uma época em que a importância da informação é indiscutível, dessa forma podemos afirmar que a escrituração contábil nas empresas é uma necessidade e não um luxo, tanto que foi criado leis que obrigam as empresas informarem suas atividades através da escrituração contábil como mostra abaixo.
O Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresaria.
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
§ 2º. É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.
A escrituração contábil nada mais é do que o registro de fatos administrativos, que de forma qualitativa ou quantitativa alteram o patrimônio, tais registros são expostos nas demonstrações contábeis.
A contabilidade tem como objetivo o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, a contabilidade vê a variação destes itens e fazer a sua mensuração.
Não se deve confundir a escrituração contábil como sendo apenas um simples registro de livros específicos. A contabilidade escritura toda movimentação financeira bancaria, contendo a movimentação das contas: caixa bancos conta corrente, bancos contas aplicações entre outras.
...