Esfirra Juventus
Trabalho Escolar: Esfirra Juventus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/11/2014 • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Estudaremos a metodologia usada na Empresa Seleto para voltar ao mercado com força total, conquistando os clientes como no passado.
A forma usada na logística ,marketing, teoria dos jogos e o desenvolvimento da administração da produção.
Suas principais características no mercado, inovação usada e determinação da área de maketing para atingir novos objetivos e resultados através do novo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO:
Como a Seleto está tentando competir?
Resgatou seu jingle,entendendo que as crianças de antes são os consumidores de hoje, além de transmitir aos consumidores que a qualidade, bom gosto, cuidado e carinho na produção do café continuam o mesmo com plantação em minas Gerais.A inovação de novos produtos como, café em cápsula.Foi preciso inovar, ser criativo e pensar em algo diferente para oferecer ao cliente mudanças significativas na concorrência, depois de 10 anos fora do ar.Desenvolvendo essa técnica de gestão da produção de bens e serviços, afinal a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, a razão de existir.
O que a produção pode fazer para ajudar a seleto a competir mais eficazmente?
Ter estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo;
Projetos de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços;
Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos;
Arranjos Produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta;
Ergonomia, estudo de tempos e movimentos;
Planejamento da produção; planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e seqüenciamento.
O estudo de caso sobre a Seleto foi apresentado para servir como ponto de partida a fim de que você faça uma pesquisa sobre Gestão por Competência aplicada às organizações de forma geral.
Mapear e desenvolver competências organizacionais e individuais tem se tornado uma das estratégias das grandes empresas para atingir seu consumidor final de forma mais eficiente. Faz parte dessa estratégia, a capacitação dos colaboradores e de parceiros de uma organização, para que eles conheçam profundamente o produto, dessa forma, exerçam maior influência na decisão. Pois não adianta uma empresa se esforçar em fazer um produto excelente, se os seus clientes internos não sabem das informações sobre o que fabricam ou vendem.
2.1.1 LOGÍSTICA
A logística é responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.É uma sub área da administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
A logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde existia movimento da empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.
Logística é a parte de gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, matérias semi-acabados e produtos acabados.
2.1.1.1 Simulação Empresarial – Teoria da Decisão
Estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada pela corporação RAND para definir estratégias, a teoria dos jogos é usada em diversos campos, comportamento animal, ciências políticas, ciências militares, ética, economia, filosofia, jornalismo, ciências da computação, etc.
A teoria dos jogos foi usada para examinar a concorrência e a cooperação dentro de pequenos grupos da empresa. A partir disso era apenas um pequeno passo até a estratégia final. Isso ajuda a examinar também de forma sistemáticas várias permutações e combinações de condições que podem alterar a situação.
3 CONCLUSÃO:
A criação e o desenvolvimento de uma empresa dependem de diferentes fatores, tais como o crescimento do mercado, desenvolvimento de um produto, e a existência ou não de concorrentes.
A Empresa Seleto atua no ramo de alimentos, cafés de vários tipos. Foi criada nos anos 50 e chegou a ser uma das marcas de café mais conhecida e conceituada do país.
Para Competir no mercado usa a estratégia de operação, que inclui qualidade, projeto de bens e serviços, projetos de processos e de capacidade, relação da localização, projeto de layout, recursos humanos, gestão da cadeia da cadeia de fornecedores, estoques programação e manutenção.
Sendo as prioridades competitivas as seguintes:
Custo: Competir com base em custo significa oferecer um produto a um preço baixo relativamente aos preços dos produtos dos concorrentes. A necessidade desse tipo de competição provém da estratégia empresarial. Para desenvolver essa prioridade competitiva, a função operações deve focalizar na redução de custos do sistema, como os custos de mão-de-obra, materiais instalações e outros, para criar um sistema que diminua o custo unitário do produto ou serviço.
Qualidade: Qualidade é a dimensão de um produto ou serviço que é definida pelo cliente. Hoje, mais do que nunca, a qualidade possui importantes implicações para o mercado. No tocante às operações, a qualidade como prioridade competitiva apresenta duas dimensões: projeto de alto desempenho e consistência de produtos e serviços.
Tempo: As empresas de todos os segmentos de negócios estão competindo para entregar produtos de alta qualidade em tempo curto, o quanto antes. Quando o tempo é uma prioridade competitiva a tarefa da função operações é analisar de maneira crítica o sistema e combinar ou eliminar os processos para economizar tempo. O principal beneficio da rapidez de entrega de bens e serviços para os consumidores (externos) é que ela enriquece a oferta, pois quanto mais rápido estiverem disponíveis para os consumidores, mais provável é que este venha a comprar.
Confiabilidade: É atrelada a qualidade e tempo, significa os consumidores receberem seus bens e serviços prometidos. Os consumidores só podem julgar a confiabilidade uma operação após o produto ou serviços ter sido entregue. Ao decorrer do tempo confiabilidade pode ser mais importante do que qualquer outro critério.
Flexibilidade: É uma característica que permite que a empresa reaja às necessidades do cliente de modo rápido e eficiente.
1.3 A Empresa Seleto e a Produtividade
Existem métodos de produção que ajudam às empresas, no nosso caso a Empresa Seleto, á competir eficazmente. Vejamos:
“PRODUTIVIDADE é conseguir CADA VEZ MAIS com CADA VEZ MENOS”.
PRODUTIVIDADE = SAÍDA / ENTRADA
Podemos conceituar produtividade da seguinte forma:
a) Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs;
b) Produzir a mesma quantia de output usando menornível de inputs;
c) Produzir mais output usando menor nível de inputs.
Adiante serão demonstrados quatro enfoques que são considerados possíveis soluções de melhorias:
a) Modificar a sequencia das operações;
b) Simplificar as operações essenciais;
c) Eliminar trabalho desnecessário;
d) Combinar operação e tarefa.
...