Espectofotometro
Trabalho Escolar: Espectofotometro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aleoli • 16/3/2015 • 405 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
FUNDAMENTOS DE FOTOMETRIA E ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO
1. PRINCÍPIOS GERAIS: O termo espectro foi utilizado inicialmente por Newton, quando este descobriu que a luz branca, ao atravessar um prisma, é dividida em várias cores. Atualmente, sabe-se que o espectro visível é apenas uma pequena parte do espectro eletromagnético. A luz é, portanto, definida como uma forma de energia eletromagnética, formada por ondas que apresentam comprimentos diferentes. O comprimento de onda (ʎ) é medido em nm onde 1,0 nm equivale a 10-9 m. A tabela abaixo mostra as regiões do espectro em relação ao comprimento de onda:
A cor dos objetos é devida a duas causas: reflexão e absorção. Assim, um papel transparente, vermelho, recebe todos os ʎ da luz branca, mas reflete e transmite somente o vermelho, sendo o restante absorvido. Quando um objeto é da cor branca, todos os ʎ são refletidos, se é negro, é porque, praticamente, todos os ʎ são absorvidos. No entanto, existe uma cor (ou ʎ) que é mais absorvida, a qual corresponde à chamada cor complementar. Se uma solução absorve na faixa de 435-480 nm, que corresponde à radiação azul, a sua cor (cor complementar) será o amarelo; a sensação visual do amarelo será dada pelo conjunto de todos os outros componentes da luz branca, que não foram absorvidos. A tabela abaixo mostra as cores de cada intervalo de radiação da faixa do visível e as suas respectivas cores complementares:
A capacidade que as diversas substâncias químicas têm de absorverem luz em determinados comprimentos de onda pode ser utilizada para a sua determinação quantitativa e qualitativa, uma vez que o espectro de absorção é característico para uma determinada substância e a quantidade de absorção (intensidade) é dependente da concentração do composto.
- Como funciona um fotocolorímetro e/ou em espectrofotômetro:
Estes equipamentos consistem basicamente em:
O espectrofotômetro informa quanta luz foi transmitida (T) ou quanta luz foi absorvida (A). Sendo T a percentagem de radiação que atravessa uma solução homogênea. A escala de transmitância é decimal e vai de 0 a 100% e a de absorção é logarítmica e vai de 0 a 2. A absorbância (A) tem a vantagem de que varia em forma linear com a concentração da amostra. Como a absorbância é a quantidade de luz que uma solução absorve e a transmitância é a quantidade de luz que uma solução deixa passar, ou seja não absorve, é lógico que as duas escalas são inversamente proporcionais.
...