Esportes Coletivos
Pesquisas Acadêmicas: Esportes Coletivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lulima.13 • 20/12/2013 • 2.488 Palavras (10 Páginas) • 1.180 Visualizações
ESPORTES COLETIVOS - 1º ANO
São considerados esportes coletivos quando duas equipe disputam um implemento (bola), criando táticas para levá-la a um alvo, enquanto protegem o próprio alvo das investidas da equipe adversária. O voleibol apresenta algumas variações em relação ao alvo, à circulação de bola e a marcação.
Alguns estudiosos afirmam que os esportes coletivos possuem a mesma estrutura: defender, atacar, bola, alvo, companheiros de equipe e adversário, ou seja, quando existe um número maior de atletas que participam da ação do jogo, podem ser entendidos como um confronto entre duas equipes que se dispõem pelo terreno de jogo e se movimentam de forma particular com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa.
Os Esportes Coletivos desenvolvem principalmente o espírito social de colaboração e de equipe do praticante. Como exemplos de esportes coletivos temos: futebol, futsal, handebol, basquetebol e voleibol.
FUTEBOL
Este esporte é considerado um dos mais assistidos e mais praticados em todo o planeta. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. Assim como o voleibol, o Brasil possui a melhor seleção do mundo e seus jogadores são de excelente qualidade. Por isso, vários clubes estrangeiros contratam brasileiros para compor um time realmente bom. O futebol é jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das regras. É jogado num campo retangular, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar a bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO FUTEBOL DE CAMPO
Passe (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé, calcanhar, coxa, peito e cabeça)
Chute (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e calcanhar)
Condução (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e sola do pé)
Controle (pé, coxa e cabeça)
Cabeceio (ofensivo e defensivo)
Domínio (pé, coxa, peito e cabeça)
Drible (parado, em movimento)
Marcação (com a bola, sem a bola, individual, zona)
Existem outros aspectos que são considerados por alguns autores como fundamento, que são a proteção de bola e a desmarcação. Para o goleiro, os fundamentos são: passe; chute; lançamento com as mãos; saída do gol; quedas; defesas altas e baixas; empunhadura.
POSIÇÕES DOS JOGADORES NO FUTEBOL DE CAMPO
Goleiro, é o único jogador que pode usar as mãos para segurar a bola e mesmo assim somente dentro da sua área.
Centrais ou Zagueiros, tem a função de ajudar o goleiro a proteger seu gol.
Laterais ou Alas, correm pelas laterais do campo, defendendo e atacando, normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando a mesma sai do campo.
Meias ou Armadores, fazem a ligação entre a defesa e o ataque, atuando na marcação e nas jogadas ofensivas.
Atacantes ou Matadores, função principal fazer gols, se bem que hoje ajudam na marcação do time adversário.
FUTSAL
Também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras.
O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier.
As equipes são formadas por 4 jogadores de linha, 1goleiro e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
Tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
O futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
Fundamentos
•Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro de seu time.
•Drible: É o ato em que o jogador usa a bola para enganar do adversário, deixando-o para trás.
•Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
•Chute: É a ação de chutar a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
•Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
•Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
•Domínio de bola: Como no futebol usa-se os pés para dominar a bola.
Posições dos jogadores no futsal
Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
•Goleiro/Guarda-Redes - defende o gol/golo de todos os ataques do adversário e também pode atacar e é o único autorizado a segurar a bola com as mãos.
•Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro
•Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra/do campo
•Pivô - Atacante, O Que fica mais próximo do gol adversário
VOLEIBOL
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar
...