Estagio Ed. Infantil
Trabalho Universitário: Estagio Ed. Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mafu • 27/5/2013 • 4.550 Palavras (19 Páginas) • 1.558 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações do Estagio Supervisionado na Educação Infantil, realizada no CEI “LOURENÇO Santin” no sexto semestre para o curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná- Unopar. O presente trabalho tem por finalidade mostrar as observações realizadas, o estudo do Projeto Político Pedagógico alem da produção do texto referente às observações e plano de intervenção. A observação é fundamental para aquisição de conhecimento e experiências para atuar com os educados.
À educação infantil é sem dúvida um espaço de trocas e interação entre todos os envolvidos: criança, família e profissionais de educação. Esse ambiente se constitui por meio da partilha e da conversa, enquanto ações cotidianas onde cada gesto, cada olhar assume um importante instrumento de comunicação.
Pensando nisso foi planejado vários planos de intervenção abordando temas diferentes e criativos explorando o brincar, atenção e movimento peças fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre pessoas, sobre o eu e sobre o outro. Pois é preciso proporcionar as crianças experiências diversificadas e enriquecedoras, a fim de fortalecer sua identidade e desenvolver suas capacidades, recheando esse ambiente de oportunidades lúdicas e criativas.
A educação infantil é à base de toda formação da criança então deve ser encarada com total responsabilidade. Buscaremos no estagio vivenciar a realidade do professor e participar de momentos que servirão de base para o aprendizado de nossa pratica docente.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Capitulo- 1 Movimento Corporal
Com o intuito de promover as crianças aprendizagens relacionadas ao conhecimento do corpo, a função de cada parte, diferenças e semelhanças com relação ao outro e a importância de cuidados relativos à saúde, optamos por trabalhar a temática sobre movimentos corporais. Pois é por meio da motricidade que criança se expressa, se comunica e se relacionam, assim ampliando sua motricidade e sua relação com a realidade num processo de interação. O movimento humano é a primeira forma de linguagem e também a primeira forma de relação com o mundo. Não é possível pensar em ação cognitiva sem o motor e da mesma forma o motor sem o cognitivo. O RCNEI mostra a importância do movimento da cultura humana. Sendo que a criança realiza as atividades utilizando a cultura corporal e motora a que pertence. Ainda ressalta que é necessário tornar acessível às crianças condições de aprendizagem das capacidades de convivência, aceitação e respeito a si mesma e dos outros. Para criança pequena, mover-se é muito mais do que se mexer, é uma forma de se comunicar e aprender. O movimento junto com a linguagem corporal é uma forma de conhecimento, representa uma forma de relacionar-se com o mundo para alcançar seus objetivos. “É um ato pessoal consciente, intencional significativo e expressivo.” Viver é mover-se e movimento é existência “(pinto, 1997). O movimento representa a personalidade de cada individuo.
Capitulo-2 Linguagem Plástica
A arte tem um papel importante no processo de educação da criança, por incorporar sentidos, valores, expressão, movimento, linguagem e conhecimento de mundo, em seu aprendizado.
A arte é uma linguagem que se manifesta de varias formas, seja ela pela dança, pinturas, escultura, teatro etc. a artes expressa idéias e sentimentos isto é sempre tem algo a dizer.
Para Gullar (2006), o mundo que o artista cria parte de suas experiências daquilo que ele consegue enxergar do mundo, na sua cultura. Trazendo uma bagagem de sentimentos, interesses, valores e conhecimentos.
Segundo o RCNEI (1998), a educação da criança deve se da em um contexto capaz de propiciar as crianças o acesso a elementos culturais que contribuem para o desenvolvimento e interação da sociedade.
OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Introdução
Identificação: O meu estagio foi realizado no mais antigo bairro do município de Bebedouro, na vila Antonieta Farani, mais conhecido como Alto da Boa Vista, que foi construído em condições precária, sem infra-estrutura e com um grande agravante, próximo a zonas de prostituição e pontos de tráficos de drogas e longe da área central, tudo isso fez com que o bairro fosse isolado.
Hoje com a instalação de um Distrito Industrial e duas Unidades Escolares ainda predominam situações de desestrutura familiar, extrema carência socioeconômica, falta de informação, desemprego e casos de marginalização como álcool, drogas, furto e prostituição.
Com isso encontramos crianças que trazem inquietações que desencadeiam agressividade, isolamento, desatenção e baixo rendimento escolar.
Meu estagio de Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil “Lourenço Santin”, que é uma Instituição Filantrópica, situada na Rua São Lucas n°100, Bebedouro SP, fundada no dia 10 de junho de 1972 mantida pelo Rotary Clube. Sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso e tem como finalidade desenvolver o espírito associativo entre os membros da comunidade, proporcionando atividades recreativas esportivas, culturais, assistenciais e artísticas e também propor condições básicas de desenvolvimento sócio econômico e de promoção humana.
Dados Atuais:
Utilizado trabalhos voltados para a Educação Infantil direcionando a crianças de um ano e seis meses á cinco anos, em período integral, atendendo á 75 crianças que são subdivididas por faixa etária e denominadas por cores; Grupo Amarelo (1 ano e 6 meses); Grupo Azul (2 anos á 3 anos); Grupo Verde (3 anos á 4 anos); Grupo Vermelho (4 anos á 5 anos) e Grupo Laranja (5 anos á 6 anos).
Sua proposta tem por intenção promover práticas educacionais e assistenciais que proporcionem o desenvolvimento das crianças, entendendo-a como um ser completo, total e indivisível, construindo conhecimento e valores tornando-a um sujeito ativo.
Junto à comunidade desenvolve com as famílias, pais ou responsáveis,
...