Estagio Em Educação Especial
Artigo: Estagio Em Educação Especial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanebelle • 28/6/2014 • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 481 Visualizações
Introdução
Ao realizarmos o estágio em educação especial devemos desenvolver um olhar de pesquisador critico e reflexivo, sobre os indicadores que emergem no contexto educativo, tendo em vista a diversidade de alunos que interatuam em uma sala, visando propiciar a eles o acesso ao saberes que compõem o currículo escolar. Este estágio foi realizado na escola Yassuo Sasaki, por Irineia Marques Oliveira Pim, Vanessa Matias de Oliveira Rocha e Selma Duarte da Costa dos Santos.
Os objetivos deste estágio são: analisar as implicações didáticas pedagógicas quanto ao planejamento, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relação pedagógica no processo de inclusão (...) de alunos e alunas que apresentam necessidades educacionais especiais “(Bergamo apud Urbantz, 2009, p25)”.
Justificativa
A importância do estagio em Educação Especial para a nossa formação e por representar um período de aproximação com o contexto em que nós atuáramos, do prover vivencias diversas no ambiente escolar, que permitem observar a estrutura, a organização e funcionamento da escola em movimento e, mais especificamente possibilitar a nós, a oportunidade de refletir sobre as diferentes necessidades e potencialidade dos alunos, com a perspectiva de construir uma prática docente em que todos se sintam acolhidos.
O mesmo foi feito através de pesquisa feita na internet, dos nossos livros didáticos e investigações feitas na escola. Os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: Identificação da Escola Estagiada, Concepção Pedagógica da Escola, Caracterização da Escola Estagiada, descrição das Atividades do pedagogo, Descrição e Analise Reflexiva das atividades de Estagio em Educação Especial.
O estágio foi realizado na Escola Estadual Yassuo Sazaki, situada a Rua Turmalina, numero 499 no bairro Jardim Santa Esmeralda, CEP 13186594 localizado na cidade de Hortolândia no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (19)388715-69 e do e-mail e039861a@see.sp.gov.br.
A escola oferta atendimento aos anos iniciais do Ensino Fundamental no período Matutino e de Ensino Médio no período Vespertino e Noturno.
A Instituição atende um total de 550 alunos, desse total 25 são matriculados na Prodesp em processo de inclusão.
O estagio foi realizado no período de-------de------, a de------- de--------no período sendo observada a turma de anos iniciais ao quarto ano.
Concepção Pedagógica da Escola:
A concepção adotada pela escola quanto à concepção de homem, de educação, de sociedade é:
Falta de estudos, pais que não se comprometem com o aprendizado do filho, alunos mal alfabetizados ou não alfabetizados, uma minoria de pais a reuniões no período noturno insatisfatória.
A primeira regra da escola é chamar os pais, alguns deles se negam a vir a reuniões, cartas e ofícios são enviados para comparecer. Quando vem, a eles é fornecido atestado de comparecimento de presença a escola para tratarem de assuntos relacionados dos seus filhos. Os itens do Estatuto da Criança e do Adolescente no que se refere ao zelo e assistência que devem dar aos filhos são lidos e explicados aos pais.
A alfabetização dos alunos torna-se o ponto estratégico de nossas atividades pedagógicas. Providências adotada com relação os alunos de series mais avançadas. Desde já estão sendo organizados em grupos com professores que os tem colaborado muito a vencer o problema de alfabetização. Os pais foram chamados e a eles tem sido solicitado ajuda no que se refere alfabetização dos filhos.
As aulas de reforço são adotadas pela escola. Há um trabalho de recuperação paralela supervisionado pela coordenação pedagógica. O professor coordenador pedagógico tem acompanhado o problema, trabalhos desenvolvidos em fim dado uma atenção á pratica pedagógica.
Em relação à concepção deste profissional, referente à educação especial, é que a educação é direitos, mas que nem sempre estamos preparados e capacitados necessitando assim orientações de especialistas para trabalharmos cada caso. Há uma necessidade de uma formação continuada dos professores sob a égide da educação inclusiva, a fim de diminuir o abismo entre os seus propósitos e sua efetivação, que o professor seja capaz de compreender e praticar o acolhimento á diversidade e esteja aberta a pratica inovadora na sala de aula. Que o professor adquira conhecimento sobre como conhecer as características individuais, habilidades, necessidades interesses etc... De cada um dos estudantes.
Na escola estagiada as condições estruturais do prédio são boas, tanto na iluminação ventilação e limpeza. Quanto aos recursos tecnológicos também são bons, pois a data show, computadores em bons estados, a disposição dos moveis são adequadas a cada sala, como também a acústica, acessibilidade aos materiais. Isto é considerando que não há cadeirantes na escola, pois se caso houver, precisa ser feitas algumas modificações para facilitar o acesso.
Os profissionais que atuam na escola estagiada a maioria tem como formação Magistério, Pedagogia e Ensino Superior em outras disciplinas, à maioria com dez anos de serviço e na escola á sete anos.
...