Relatorio De Estágio Educação Especial
Trabalho Escolar: Relatorio De Estágio Educação Especial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anafingolo • 12/12/2014 • 4.338 Palavras (18 Páginas) • 726 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ANA MARIA B. DE ANDRADE FINGOLO- RU629559- TURMA 2011/05
ÉDER FERREIRA DE FREITAS LEMES - RU 651502 – TURMA 2011/05
ROSÂNGELA MARIA SERIANI – RU 547107 – TURMA 2011/05.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO- EDUCAÇÃO ESPECIAL
CAMPINAS
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ANA MARIA B. DE ANDRADE FINGOLO- RU 629559 - TURMA 2011/05
ÉDER FERREIRA DE FREITAS LEMES - RU 651502 – TURMA 2011/05
ROSÂNGELA MARIA SERIANI – RU 547107 – TURMA 2011/05.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO--EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório de Estágio Educação Especial apresentado à UTA- Corporeidade e inclusão, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Marli Oliveira
Centro Associado-Campinas (Centro)
CAMPINAS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................06
2.1IDENTIFICAÇÃO.......................................................................06
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO....................07
2.3 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA
DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO...................................................09
2.4 PLANO DE AULA.....................................................................13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................18
REFERÊNCIAS..............................................................................20
ANEXOS.........................................................................................21
1 INTRODUÇÃO
Libâneo e Pimenta (1999), citados por Silva e Urbanetz (2011), afirmam que, desde o início do curso de licenciatura, é imprescindível integrar, às situações práticas, os conteúdos das disciplinas para que o aluno experimente soluções e organize um referencial teórico a partir dos elementos emergidos do campo da prática.
Portanto, segundo os autores, o estágio serve como instância inicial de aprendizagem na formação do aluno para que se estabeleça um olhar para o cotidiano escolar, uma vez que é nesse espaço que se manifestam os fenômenos educativos, que suscitam investigação e busca do referencial teórico para melhor compreendê-los. (Silva e Urbanetz, IBEPEX 2011. p.30).
O estágio em Educação Especial é de suma importância para os novos profissionais da educação já que a escola no Brasil tem vivido profundas mudanças no sentido de que se transforme numa escola inclusiva que não só receba os alunos com necessidades especiais, mas que os inclua realmente( não só aparentemente), como temos visto acontecer em algumas escolas, onde o aluno com necessidades especiais é matriculado, porém fica excluído, não participa de nenhuma atividade junto aos demais alunos e, em alguns casos tem uma professora auxiliar que cuida somente dele dando a clara ideia de exclusão.
Portanto cabe a nós, juntamente com os profissionais que já atuam nessa área, mudarmos esse quadro trabalhando para o desenvolvimento dessa nova escola inclusiva, que não contemple somente os alunos com necessidades especiais, mas a todos, como diz o documento orientador do MEC; Educação Inclusiva: direito à diversidade. “Quando falamos em concepção inclusiva, estamos nos referindo ao atendimento de todos os alunos e não apenas daqueles que apresentam alguma deficiência”.
Esse estágio foi realizado por alguns alunos de Pedagogia à distância do Centro Universitário Uninter em uma escola de educação infantil da região de Campinas.
O estágio supervisionado tem como objetivo “analisar as implicações didático-pedagógicas quanto ao planejamento, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relação pedagógica no processo de inclusão (...) de alunos e alunas que apresentam necessidades educacionais especiais”. (BERGAMO apud URBANETZ, 2009, p. 25).
O objetivo do presente relatório é refletir sobre a realidade encontrada na escola estagiada, confrontar a teoria e a prática e ressaltar os avanços observados na escola quanto à inclusão.
A metodologia de realização do estágio foi a observação e entrevistas com os profissionais envolvidos no processo de educação inclusiva (diretor, professora da sala, professora de educação especial, etc.)
Os itens trabalhados nesse relatório serão: Introdução, desenvolvimento e considerações finais.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO
O estágio foi realizado em uma escola da região de Campinas que é um CEI (Centro de Educação Infantil) Que inclui um CEMEI ( Centro Municipal de Educação infantil, crianças de 0 a 3 anos) e uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil, crianças de 3 a 6 anos)
O CEI São Francisco de Assis fica localizado na rua Profª Alayde de Toledo Garlipp nº 360 no jardim Esmeraldina, Campinas SP. O CEP da rua é 13.046-370 e o telefone é (19) 3276-5798, o e-mail da escola é cemei.franciscodeassis@campinas.sp.gov.br
A escola oferta atendimento somente na educação infantil em período integral no CEMEI e matutino e vespertino na EMEI.
A escola atende 180 alunos
...