Estagio Supervisionado
Pesquisas Acadêmicas: Estagio Supervisionado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: duxors • 27/4/2014 • 1.972 Palavras (8 Páginas) • 452 Visualizações
Artigo do Estágio Supervisionado II nas Séries finais do Ensino Fundamental
Aluna:
Claudia da Silva
Exu – PE
2011
Claudiana Moreira da Silva
Artigo do Estágio Supervisionado II nas Séries finais do Ensino Fundamental
Relatório apresentado a Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, como requisito parcial de avaliação na disciplina Estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol
Exu – PE
2011
Resumo
Este trabalho apresentará descrições de como desenvolvemos a prática de estágio Supervisionado II, uma vez que a língua espanhola ainda não foi implantada na instituição campo de estágio, o que motivou a ministrar um mini-curso. O projeto foi adotado para alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual, com o objetivo de consumar a prática do Estágio Supervisionado II, além de dar oportunidade aos discentes da instituição em conhecer a oralidade de outro idioma.
Palavras – chaves: Prática – Língua Espanhola – Projeto
Resumen
Este trabajo presentará descripciones de como desarrollamos práctico del período del entrenamiento supervisamos II, una época que la lengua española no todavía fue implantada en el período de la institución del campo del entrenamiento, qué motivó para dar a un mini-curso. El proyecto fue adoptado para las pupilas de la serie final de la educaciónbásica de una escuela pública del estado, con el objetivo para llevar a cabo el práctico del período supervisado II del entrenamiento, más allá de dar la ocasión a aprender de la institución en saber el orality de otra lengua.
Palabras - llaves: - Lengua española – proyecto - práctico
1 – Introdução
O estágio requisito de fundamental importância na formação do profissional é, sem dúvida, a fase em que os conhecimentos ganham um poder maior de sedimentação porque permite um intercâmbio entre teoria e prática.
Nessa perspectiva e como graduandos do curso de Letras, optamos por ministrar um mini curso de espanhol para alunos das séries finais do ensino fundamental dos turnos matutino e vespertino da Escola de Referência Barão de Exu, no município de Exu –PE. Num primeiro momento nos dirigimos á referida escola para uma conversa informal com a gestora e explicitar o nosso propósito como concluintes do curso de Letras e aí encontramos o acolhimento e o espaço para a execução do nosso projeto.
O Estágio teve uma carga horária de 40(quarenta) horas assim distribuídas: dez dias consecutivos com quatro horas de aula, obedecendo ao seguinte cronograma: 10,11,13,14,17,18,19,20,21 e 24 de outubro no horário de 18:00 às 22:00hs, totalizando as 40 (quarenta) horas propostas que foram destinadas às noções preliminares da Língua Espanhola.
As atividades desenvolvidas constam de oposição oral em consonânciacom os conteúdos que primariam em oferecer noções básicas.
2 – Abordagem metodológica
O ensino de línguas é hoje uma realidade necessária em virtude da expansão do universo do conhecimento e da proximidade das nações, promovida pelo processo de globalização e pela exigência de um profissional de perfil multidisciplinar. A esse respeito diz Magalhães:
Entendemos que o estudo de uma língua estrangeira deve ampliar o universo do aluno fazendo-o conhecer novas realidades. O conhecimento só é válido quando ele é capaz de transformar o indivíduo e fazê-lo apto a enfrentar novas situações. (Magalhães, 195,p.34)
Nesse contexto, a metodologia é importante quando se traça estratégias que devem promover a aprendizagem do aluno, partindo do seu conhecimento prévio e da sua realidade. No mini curso promovido para alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Exu – PE, utilizou-se recursos metodológicos atividades variadas que contemplam a exposição oral com a intenção de promover a interação entre estudantes como meio de comunicação intencional.
Além da exposição oral, procurou-se estabelecer uma relação grupal incentivando o desenvolvimento de atividades em equipe como a pesquisa e outras tarefas sobre temas propostos em sala de aula, obedecendo ao planejamento prévio para elaboração do projeto do mini curso. Utilizou-se ainda, recurso áudiovisual (TV, aparelho de som ,DVD,CD) como forma de dinamizar o trabalho e promover uma aprendizagem de forma mais ativa e participativa .Dessa forma, ofereceu-se as noções básicas da língua espanhola sem, no entanto, fragmentar o ensino, já que o idioma deve ser conhecido em sua totalidade e sem interferência de regionalismo que podem instigar uma concepção errônea da língua, por parte do aluno.
As aulas foram ministradas em dez dias consecutivos, partindo das noções preliminares da língua hispânica como apresentação do alfabeto, reprodução de sons ( pronúncia), escrita e leitura de palavras e números pessoais utilizados no tratamento formal e informal, apresentação de textos que faziam referências as cores, meses do ano e dias da semana. Para isso fizemos um trabalho de exploração de texto e logo após um estudo do vocabulário como suporte de consulta e pesquisa.Trabalhou-se também com textos de músicas em espanhol, traduzindo-os para a língua portuguesa, tanto de cantores espanhóis como brasileiro ( Roberto Carlos), enriquecendo, dessa forma, o dinamismo da didática utilizada.
As aulas foram ministradas utilizando-se dos recursos já citados e os alunos apresentaram certo grau de curiosidade, aos poucos se se familiarizando com o tema, até então, desconhecido para eles. Gradativamente os estudantes foram se identificando com o assunto e participando da aula de forma mais ativa e interativa.
No que se refereà aprendizagem, acredita-se que o objeto proposto foi alcançado já que os alunos apresentarem um bom nível de desempenho em relação aos conteúdos ministrados, como se vê, através de testes aplicados
...