Estatica Dos Fluidos
Artigos Científicos: Estatica Dos Fluidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldoandrade • 4/4/2014 • 800 Palavras (4 Páginas) • 486 Visualizações
O ENGENHEIRO DOS NOVOS
TEMPOS E AS NOVAS PAUTAS EDUCACIONAIS
Em um mundo em constante evolução, no qual as mudanças e as transformações são as únicas constâncias, é necessário rever os métodos da educação atual, que de forma ineficaz, utilizando técnicas dissociadas da realidade do mercado globalizado, tenta ser um instrumento de preparação do futuro profissional para o mundo do trabalho.
Novos Cenários Mundiais
As conquistas humanas obtidas principalmente por meio dos avanços tecnológicos e científicos mudaram radicalmente o cenário mundial. Hoje é possível buscar, organizar, armazenar, transmitir informação de uma forma mais ágil e eficiente, tornando o processo de construção do processo de conhecimento mais fluente. Tudo isto, constitui oportunidades, cria um oceano de possibilidade para a educação, no entanto, muito pouco aproveitadas pelas universidades.
A educação é umbilicalmente ligada às condições sociais e econômicas dos países. Locais onde há melhor qualidade de vida há melhor nível de informação, consequentemente dispões de melhores condições de se desenvolverem e intervirem no processo de interdependência mundial.
Com a globalização e o fim das fronteiras, o cotidiano de todos os profissionais foi alterado. O cenário atual é mais cibernético, isto cria a exigência de educação continuada, de treinamentos constantes e acaba com a carreira de profissionais formados e treinados uma única vez.
Todas essas mudanças constituem grandes oportunidades para revermos os modelos praticados na pedagogia. É a chance de adequar as tecnologias disponíveis de forma a facilitar e ampliar a absorção dos conhecimentos científicos e culturais.
O Engenheiro dos Novos Tempos
Pesquisa encomendada pela Escola Politécnica de Engenharia da USP, em 1998, buscava conhecer o perfil profissional ideal do novo engenheiro requerido pelo mercado. Esta pesquisa foi realizada por 02 meses no final de 1997 e inicio de 1998, no comercio de São Paulo, na qual foram entrevistados 17.518 gerentes, supervisores, diretores, analistas, consultores, vices e presidentes de pequenas e grandes empresas. O resultado da pesquisa apontou quase que em sua totalidade que as características consideradas mais necessárias e importantes no perfil do novo engenheiro estavam ligadas a características pessoais - ao ser, a disposição em cooperar e em conviver com mudanças, a ética e a dignidade pessoal.
Conforme indicado na pesquisa, no mercado atual, não basta o saber. O conhecimento técnico é fundamental, no entanto, é necessário o pensamento sistêmico, a capacidade de planejar e o domínio das tecnologias. O novo engenheiro precisa estar preparado para mudança, isso só é possível, aos profissionais atualizados, dispostos a aprender, consciente das constantes mudanças, o que o torna um ser autônomo e com visão de totalidade.
Uma Educação Voltada para o Desenvolvimento Humano
Evolução cientifica e tecnológica, as novas necessidades do mercado profissional globalizado e várias outras mudanças mundiais expões um cenário que demonstra a necessidade de mudanças na educação brasileira. É preciso agregar valores e pensamentos atuais - buscando sobreviver diante
...